skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
A memória operacional e aquisição de leitura em analfabetos adultos
Mara de Oliveira Rodrigues Luiz Gilberto Fernando Xavier
2003
Localização:
IP - Instituto de Psicologia
(T BF371 L953m e.2 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A memória operacional e aquisição de leitura em analfabetos adultos
Autor:
Mara de Oliveira Rodrigues Luiz
Gilberto Fernando Xavier
Assuntos:
MEMÓRIA
;
LEITURA
;
ALFABETIZAÇÃO
;
ADULTOS
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Notas Locais:
Neurociências e Comportamento
Descrição:
A memória operacional é responsável pelo armazenamento temporário e processamento das informações para a realização de tarefas cognitivas como raciocínio, compreensão e resolução de problemas. Admite-se que ela seja formada pela central executiva e dois subsistemas de apoio: a alça fonológica e a alça visuoespacial. No presente estudo avaliou-se a memória operacional em 40 voluntários analfabetos adultos em diferentes estágios do processo de aquisição da leitura, antes e após oito meses de alfabetização. Foram investigadas as funções das alças fonológica e visuoespacial através de tarefas como repetição de não palavras, recordação de dígitos, recordação de listas de palavras e do nome de figuras, consciência fonológica, reconhecimento de matrizes visuais contendo formas e letras, entre outras. Os resultados mostraram que houve melhora importante do desempenho dos participantes após o período de alfabetização, na realização das tarefas fonológicas e visuoespaciais. Portanto, o processo de alfabetização de adultos analfabetos contribui para ocasionar modificações no sistema de memória operacional
Data de criação/publicação:
2003
Formato:
114 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript