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Estudo analítico do conhecimento do professor a respeito das dificuldades de aprendizagem

Raquel Caroline Ferreira Lopes Patrícia de Abreu Pinheiro Crenitte; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (18. 2010 Ribeirão Preto)

Resumos São Paulo : Universidade de São Paulo, 2010

São Paulo Universidade de São Paulo 2010

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  • Título:
    Estudo analítico do conhecimento do professor a respeito das dificuldades de aprendizagem
  • Autor: Raquel Caroline Ferreira Lopes
  • Patrícia de Abreu Pinheiro Crenitte; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (18. 2010 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM; PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL; CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICA
  • É parte de: Resumos São Paulo : Universidade de São Paulo, 2010
  • Notas: Disponível em: <http://sistemas.usp.br/siicusp/cdOnlineMenu?numeroEdicao=18>. Acesso em: 09 dez. 2010
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Objetivos: A presente pesquisa teve como objetivo investigar a concepção de professores acerca das dificuldades de aprendizagem, buscando revelar diferentes aspectos referentes à maneira como a percebem no cotidiano da sala de aula, quais fatores atribuem como causas do problema e como se posicionam frente à questão, também verificou se houve mudança deste conhecimento após a orientação fonoaudiológica. Métodos/Procedimentos: Participaram desta pesquisa vinte e cinco professores que lecionam na Escola Municipal de Ensino Fundamental em São Paulo. Como critério de inclusão adotou-se que os professores deveriam estar atuando em sala de aula no ano letivo de 2009. Não foram incluídos no estudo professores substitutos que não acompanharam o desenvolvimento da turma ao longo do ano. Foi aplicado um questionário (Fernandes e Crenitte, 2008) para investigar o conhecimento que o professor teria a respeito das dificuldades de aprendizagem, em seguida, foram realizadas palestras de formação a respeito destas dificuldades, descrevendo os fatores extrínsecos, intrínsecos e a atuação do fonoaudiólogo e então reaplicado o mesmo questionário. Resultados: Os resultados verificados revelaram a necessidade de conhecimento do profissional que é diretamente envolvido com o processo de desenvolvimento da linguagem escrita sobre as dificuldades de aprendizagem. A análise dos resultados evidenciou que os professores não receberam informações sobre as dificuldades de aprendizagem durante a sua formação (96%) e essas dificuldades frequentemente aparecem no cotidiano da sala de aula, sendo que 44% não procuram informações a respeito dessas alterações
    A análise comparativa das respostas dos professores em relação às dificuldades de aprendizagem revelou significativa mudança do conhecimento deles diante de todos os aspectos abordados durante as palestras de formação, como dislexia, distúrbio fonológico, disgrafia, TDAH e dificuldades escolares, contribuindo com sua formação. (Tabela) Conclusões A análise quantitativa e qualitativa dos resultados revelou a importância da formação dos professores a respeito das dificuldades de aprendizagem, como também a atuação fonoaudiológica e os cuidados com as crianças que apresentam tais dificuldades. Concluiu-se que os professores apresentam conhecimento pouco fundamentado, classificam tais dificuldades como causas intrínsecas ao aluno e decorrentes de um ambiente familiar precário, além de não saberem quais cuidados devam ser tomados frente a estes problemas. Após a orientação fonoaudiológica em palestra de formação houve significativa mudança dos professores, evidenciando que através da atuação do fonoaudiólogo de forma preventiva dentro da comunidade escolar, possam identificar o problema, as manifestações características deste e de como intervir e preveni-lo
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: abst. 673.
  • Idioma: Português

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