skip to main content

Influência de antígenos alogeneicos e singeneicos na geração de células T reguladoras

Thais Boccia da Costa Luciana de Deus Vieira de Moraes; Luiz Vicente Rizzo; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (5. 2008 São Paulo)

São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP 2008

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Influência de antígenos alogeneicos e singeneicos na geração de células T reguladoras
  • Autor: Thais Boccia da Costa
  • Luciana de Deus Vieira de Moraes; Luiz Vicente Rizzo; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (5. 2008 São Paulo)
  • Assuntos: IMUNOLOGIA
  • Descrição: Introdução e objetivos: As células dendríticas (DCs) são as principais células apresentadoras de antígeno do sistema imune e dados recentes mostram o envolvimento das DCs na manutenção da tolerância periférica, devido a interações com linfócitos T, incluindo a geração de células T com potencial regulador (Treg). Neste estudo, foram avaliadas as mudanças na população CD4+CD25+Foxp3+ após contato com DCs cultivadas na presença de antígenos de células alogeneicas e singeneicas em apoptose. Métodos e resultados: Células dendríticas imaturas geradas in vitro a partir de medula óssea de camundongos BALB/c na presença de GM-CSF. Timócitos de camundongos BALB/c e C57BL/6 foram retirados e submetidos à indução de apoptose com dexametasona, para co-cultura com as DCs e posterior cultura com células de linfonodos de camundongos BALB/c. Nossos resultados mostram maior aumento na população de células CD4+CD25+Foxp3+ quando houve a utilização de células alogeneicas em apoptose quando comparado com as células singeneicas (p<0,05). Para determinar se este aumento na população de células com fenótipo regulador é dependente de contato entre as DCs e os linfócitos T, a cultura de DCs foi isolada das células de linfonodo pelo método de transwell, e a porcentagem de células CD4+CD25+Foxp3+ diminuiu em ambas as condições experimentais, alogeneica e singeneica (p<0,0001 e p<0,05 respectivamente). Ainda, a partir dos resultados com os dois tipos de antígenos, pudemos estabelecer um
    padrão para a geração de células CD4+CD25+Foxp3+ e sempre que são utilizados as células singeneicas em apoptose a geração de células com fenótipo regulador é reduzida pela metade quando comparada com a utilização de células alogeneicas em todas as condições. Também avaliamos a produção de IL-2 no sobrenadante das DCs que receberam antígenos alogeneicos e singeneicos e esta se mostrou em maior quantidade durante a utilização de aloantígenos (p<0,0001). ) Conclusão: Uma possível explicação para a maior capacidade de geração de células CD4+CD25+Foxp3+ pelas DCs que entraram em contato com aloantígenos pode ser o maior estímulo para a produção de IL-2 gerado pelos aloantígenos.
  • Editor: São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: pôster 24 (IMUNOLOGIA).
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.