skip to main content

A Tia Pequena contra Marie Kondo: reflex��es semi��ticas sobre consumo e religi��o; La T��a Peque��a contra Marie Kondo: reflexiones semi��ticas sobre consumo y religi��n; The Little Aunt against Marie Kondo: semiotic reflections n consumption and religion

Leone, Massimo

Signos do Consumo; v. 15 n. 2 (2023): Signos do consumo em m��ltiplas percep����es e abordagens; e221372

Universidade de S��o Paulo. Escola de Comunica����es e Artes 2023-12-27

Acesso online

  • Título:
    A Tia Pequena contra Marie Kondo: reflex��es semi��ticas sobre consumo e religi��o; La T��a Peque��a contra Marie Kondo: reflexiones semi��ticas sobre consumo y religi��n; The Little Aunt against Marie Kondo: semiotic reflections n consumption and religion
  • Autor: Leone, Massimo
  • Assuntos: Religi��O; Consumo; Semi��Tica; Minimalismo; Cultura Material; Religi��N; Religion; Consumption; Semiotics; Minimalism; Material Culture
  • É parte de: Signos do Consumo; v. 15 n. 2 (2023): Signos do consumo em m��ltiplas percep����es e abordagens; e221372
  • Descrição: Este artigo explora a intera����o entre pr��ticas de consumo e cren��as religiosas. Utilizando o exemplo pessoal da ���Tia Pequena���, que acumulava objetos, examina-se como valores religiosos e culturais influenciam a maneira como as pessoas consomem e preservam bens materiais. Analisa-se ainda a ideologia subjacente a esses padr��es de consumo, relacionando-os com a doutrina crist�� e a semi��tica religiosa e comparando-as com ideologias de consumo contempor��neas, destacando as diferen��as e semelhan��as entre elas.
    This article explores the interaction between consumption practices and religious beliefs. Using the personal example of the ���Little Aunt���, who accumulated objects, the article examines how religious and cultural values influence the way people consume and preserve material goods. The text also analyzes the ideology behind these consumption patterns, relating them to Christian doctrine and religious semiotics and comparing them with contemporary consumer ideologies, highlighting the differences and similarities between them.
    Este art��culo expone la interacci��n entre las pr��cticas de consumo y las creencias religiosas. A partir del ejemplo personal de la ���T��a Peque��a���, quien atesoraba objetos, se examina c��mo los valores religiosos y culturales influyen en la forma en que las personas consumen y conservan los bienes materiales. Tambi��n se analiza la ideolog��a que subyace a estas pautas de consumo, relacion��ndolas con la doctrina cristiana y la semi��tica religiosa, compar��ndolas con las ideolog��as de consumo contempor��neas, destacando las diferencias y similitudes entre ellas.
  • DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v15i2e221372
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/221372/202595; https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/221372/203834
  • Editor: Universidade de S��o Paulo. Escola de Comunica����es e Artes
  • Data de criação/publicação: 2023-12-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.