skip to main content

CULTURA ESCOLAR E EXPERIENCIA EDUCACIONAL NO MEIO RURAL: ESTUDO HISTORICO DO GRUPO ESCOLAR COMENDADOR PEDRO MORGANTI

Teixeira, Reginaldo Anselmo ; Souza, Rosa Fatima de

Retratos de Assentamentos, 2017-07, Vol.20 (2), p.171

Universidade de Araraquara (Uniara)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    CULTURA ESCOLAR E EXPERIENCIA EDUCACIONAL NO MEIO RURAL: ESTUDO HISTORICO DO GRUPO ESCOLAR COMENDADOR PEDRO MORGANTI
  • Autor: Teixeira, Reginaldo Anselmo ; Souza, Rosa Fatima de
  • Assuntos: Elementary schools
  • É parte de: Retratos de Assentamentos, 2017-07, Vol.20 (2), p.171
  • Descrição: The present study had as objective to investigate the history of a rural primary school created in the lands belonging to the Usina Tamoio, municipality of Araraquara in the Sao Paulo state, from 1942 to 1988. The decision by chronological cut is justified by the date of its creation as Rural School Group, suggested by the documents found, until the date when it was temporarily deactivated. This study aimed to dialogue with the documentary sources found inside the school, as well as with the legislation that legally ordered it, in an attempt to systematize the relationship between the various actors who composed it, and the relationship with the community in which it was inserted. From the dialogue with documentary sources, we seek to present traces of this micro-history that can lead us to a better view of school culture of the institution in order to understand how this school played its political role, social and cultural development over time. Keywords: Rural School Group; School Culture; History of Elementary School; Rural Education. O presente estudo teve como objetivo investigar a historia de uma escola primaria rural criada nas terras pertencentes a Usina Tamoio, municipio de Araraquara, no periodo de 1942 a 1988. A decisao pelo corte cronologico se justifica pela data de sua criacao como Grupo Escolar Rural, sugerida pelos documentos encontrados, ate a data em que foi temporariamente desativada. Este estudo pretendeu dialogar com as fontes documentais encontradas no interior da escola, assim como com a legislacao que a ordenava juridicamente, na tentativa de sistematizar a relacao existente entre os diversos atores que a compunham, e a relacao com a comunidade em que estava inserida. A partir do dialogo com as fontes documentais, buscamos apresentar vestigios desta micro-historia que possam nos levar a uma melhor visualizacao da cultura escolar da referida instituicao no sentido de entender como esta escola desempenhou sua funcao politica, social e cultural no decorrer do tempo. Palavras-chave: Grupo Escolar Rural; Cultura Escolar; Historia da Escola Primaria; Ensino Rural.
  • Editor: Universidade de Araraquara (Uniara)
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.