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Educação Ambiental e políticas públicas em Fernando de Noronha: a participação na construção de escolas e sociedades sustentáveis

Battaini, Vivian

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ecologia de Agroecossistemas 2017-09-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educação Ambiental e políticas públicas em Fernando de Noronha: a participação na construção de escolas e sociedades sustentáveis
  • Autor: Battaini, Vivian
  • Orientador: Sorrentino, Marcos
  • Assuntos: Educação Ambiental; Fernando De Noronha; Participação; Políticas Públicas; School; Public Policies; Participation; Environmental Education; Sustainable Societies
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada - ESALQ/CENA
  • Descrição: A construção de processos de transição para sociedades sustentáveis envolve, dentre outros, a criação e fortalecimento de democracias participativas. Tendo a Educação Ambiental (EA) um compromisso com a transformação social, qual seu potencial na promoção e fortalecimento de processos participativos? O recorte escolhido para o desenvolvimento desta pesquisa envolveu a educação ambiental realizada no contexto escolar pelo seu potencial educador e de articulação de indivíduos e instituições de um território. O objetivo geral da pesquisa foi contribuir com o aprimoramento de políticas públicas de educação ambiental comprometidas com o fortalecimento da participação na Escola e na construção de sociedades sustentáveis. Os objetivos específicos foram analisar contribuições das atividades de educação ambiental para a qualificação da participação, para o aprendizado escolar dos indivíduos e para o fortalecimento da relação escola/comunidade. A área de estudo, Fernando de Noronha - PE - Brasil, é peculiar por ser um Arquipélago, possuir duas unidades de conservação e apresentar situações de efetivo e potencial impacto socioambiental. A pesquisa, cuja metodologia é qualitativa, dialoga com a pesquisa-intervenção e com a pesquisa etnográfica. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: análise de documentos, observação participante, intervenção educadora e entrevistas semiestruturadas. As análises foram feitas a partir da triangulação de técnicas e sujeitos, dialogando com referenciais teóricos sobre educação ambiental, participação, educação escolar e políticas públicas. Esta pesquisa evidenciou a contribuição do desenvolvimento de processos participativos fomentados pelas atividades de EA em Fernando de Noronha para a formação de pessoas comprometidas com a melhoria das condições socioambientais de seu lugar e com a cidadania planetária. Apresentou elementos que podem contribuir com os processos de qualificação da participação e subsidiar ações, projetos, programas e políticas públicas de EA comprometidas com a transição para sociedades sustentáveis. Em relação à participação no contexto escolar evidenciaram-se dois processos simultâneos e complementares: o fortalecimento de espaços instituídos e o exercício e estímulo da dimensão subjetiva da participação. Apontou que a Educação Ambiental e, em especial, a participação, nos processos educadores ambientalistas pode contribuir e fomentar a necessária transformação da comunidade escolar. Foram sugeridos três processos simultâneos para fortalecer a EA na Ilha: a) formação continuada de educadores ambientais locais, comunidade em geral e tomadores de decisão; b) enraizamento da EA nas instituições; c) construção de políticas públicas na área e ambientalização de outras políticas. Por fim, foi proposta a criação de um Projeto Político Pedagógico (PPP) do Distrito de Fernando de Noronha como estratégia para fortalecer, formular e implantar políticas públicas de EA comprometidas com um território educador e educado ambientalmente. A continuidade desta pesquisa de doutorado poderia se dar por meio da construção e formulação de políticas públicas de Educação Ambiental (dentre as quais o PPP do Distrito) e na ambientalização de outras políticas em Fernando de Noronha. Em paralelo, analisar este processo à luz de suas contribuições para a transformação territorial no sentido da construção de sociedades sustentáveis. A pesquisa também fortalece a necessidade da continuidade das pesquisas relacionadas às contribuições da Educação Ambiental para a comunidade escolar e sobre políticas públicas de Educação Ambiental.
  • DOI: 10.11606/T.91.2018.tde-14032018-112322
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ecologia de Agroecossistemas
  • Data de criação/publicação: 2017-09-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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