A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007

Vidal, Paulo Henrique Oliveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2009-07-29

A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007
  • Autor: Vidal, Paulo Henrique Oliveira
  • Orientador: Porto, Paulo Alves
  • Assuntos: Ensino Médio; História Da Ciência; Livros Didáticos; High School; History Of Science; Textbooks
    Dissertação (Mestrado) Instituto de Física, Instituto de Química, Instítudo de Biociências e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidades Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
  • Descrição: As possibilidades de contribuição da história da ciência para o ensino continuam a ser debatidas. Muitos pesquisadores defendem que a história da ciência pode humanizar os conteúdos científicos e relacioná-los aos interesses éticos, culturais e políticos da sociedade. Todavia, é preciso levar em consideração qual história da ciência, e como, deve ser trabalhada no processo de ensino aprendizagem para atingir os objetivos educacionais. Considerando, ainda, a importância que os livros didáticos têm no contexto educacional, este trabalho procurou investigar a presença da história da ciência em seis livros didáticos de química, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio de 2007 (PNLEM). Foram identificados todos os trechos referentes à história da ciência em cada um dos seis livros didáticos. Em seguida, essas ocorrências foram classificadas e quantificadas. Como resultado, observou-se o predomínio da simples menção a ideias ou descobertas na ciência, em detrimento de descrições mais detalhadas. Assim, em geral, a informação histórica contida nos livros é superficial, raramente permitindo a compreensão da complexidade do processo de construção das ideias. Outro indício nessa direção foi o grande número de menções sugerindo que importantes transformações na ciência foram devidas aos esforços individuais de cientistas. Essa ideia pode contribuir para uma visão equivocada da ciência, segundo a qual o trabalho científico é reservado a uma minoria intelectualmente superior, que vive à margem da sociedade. Também não contribui para modificar essa impressão o fato de que, na maioria das menções, a informação histórica refere-se unicamente ao próprio contexto científico - ou seja, são raras as menções às condicionantes ou influências sociais ou tecnológicas da atividade científica. Observou-se, finalmente, que os autores inserem poucos documentos ou textos originais nos livros didáticos. A inclusão de fontes primárias poderia propiciar discussões mais aprofundadas sobre a elaboração da ciência. Assim, os resultados obtidos sugerem que a história da ciência, da maneira como é apresentada nos livros didáticos, não contribui para que sejam atingidos os objetivos educacionais preconizados por diversos documentos, entre eles o próprio edital do PNLEM. Os livros necessitariam incorporar, em seu discurso relativo à história da ciência, formas que favorecessem a compreensão da ciência como um empreendimento humano e coletivo, sujeito a críticas, e que interage com o meio social. A abordagem de determinados episódios da história com maior riqueza de detalhes, através de estudos de caso que possibilitassem discussões mais profundas, seria mais profícua que a simples menção a um grande número de personagens, fatos e ideias.
  • DOI: 10.11606/D.81.2009.tde-23042013-164825