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A visão de currículo nos livros didáticos: o eletromagnetismo no Ensino Médio como exemplo

Olguin, Giuliano Salcas

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2005-12-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A visão de currículo nos livros didáticos: o eletromagnetismo no Ensino Médio como exemplo
  • Autor: Olguin, Giuliano Salcas
  • Orientador: Menezes, Luis Carlos de
  • Assuntos: Currículo; Ensino De Física; Ensino Médio; Livros Didáticos; Curriculum; High School; Physics Teaching; Text Books
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: No presente trabalho é desenvolvida uma análise do currículo que se pode inferir de três conjuntos de livros didáticos para o Ensino Médio, com especial atenção ao desenvolvimento dos conceitos de eletromagnetismo. A teoria de currículo de Michael APPLE foi tomada como principal recurso para essa análise. Inicialmente, é apresentado o desenvolvimento dos conceitos de currículo dominantes em diferentes períodos, considerando-se autores como TYLER, EISNER e chegando-se à teoria de currículo de Michael APPLE, que aborda a relação entre o currículo e fatores sociais como política, economia e cultura. Esses fatores externos são considerados ao se analisar diferentes temas relacionados aos currículos, como a legitimação do conhecimento através do livro didático, as influências da implementação de um currículo nacional ou de uma avaliação nacional, as características internas de uma escola, a reprodução do conhecimento e o comércio do livro didático. Depois de definir o referencial teórico faz-se breve histórico do currículo em livros didáticos de física no Brasil, entre eles os textos associados a projetos como o PSSC, FAI, PEF, PBEF e GREF. Essa abordagem leva em consideração a teoria de APPLE; ou seja, essa evolução é relacionada a fatores políticos, sociais e culturais de nosso país. Analisam-se então os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Exame Nacional do Ensino Médio e os exames vestibulares que são fatores específicos que hoje condicionam o Ensino Médio no Brasil. Por fim, faz-se uma análise do ensino dos conceitos de eletromagnetismo em três livros didáticos contemporâneos para o Ensino Médio como exemplo do uso do referencial teórico desenvolvido e da análise dos fatores condicionantes em nosso país.
  • DOI: 10.11606/D.81.2018.tde-27072018-141159
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2005-12-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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