skip to main content
Guest
e-Shelf
My Account
Sign out
Sign in
This feature requires javascript
Tags
e-Journals
e-Books
Databases
USP Libraries
Help
Help
Language:
English
Spanish
Portuguese (Brazil)
This feature required javascript
Search in:
Select the list to browse
Search For:
Clear Search Box
Search in:
By title
By subject
By author
Browse vid input
Simple Search
This feature requires javascript
A comunicação científica em museus de ciência e o papel do mediador
Carvalho, Tassiana Fernanda Genzini De
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2012-03-29
Online access
View Online
Details
Reviews & Tags
More
This feature requires javascript
Actions
Add to e-Shelf
Remove from e-Shelf
E-mail
Print
Permalink
Citation
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Export RIS
Export BibTeX
This feature requires javascript
Title:
A comunicação científica em museus de ciência e o papel do mediador
Author:
Carvalho, Tassiana Fernanda Genzini De
Supervisor:
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida
Subjects:
Comunicação Da Ciência
;
Mediadores
;
Museus De Ciência
;
Communication Of Science
;
Mediators
;
Science Museums
Description:
Os museus existem desde a Grécia Antiga, mas apenas recentemente, principalmente a partir da metade do século XX, é que se começou a dar importância para a dimensão educativa que esses espaços podem desenvolver. Desde então, as exposições passaram a se preocupar em ressignificar os objetos expostos, pensando no conteúdo que eles podem carregar consigo. Entre a intenção dos idealizadores de uma exposição e as possíveis interpretações dos visitantes há um espaço, e cabe aos mediadores fazer a ponte entre esses dois pontos. Esses mediadores, em geral, são estudantes de graduação, que atuam muitas vezes improvisando, criando um repertório de exemplos, analogias e explicações para aproximar o conteúdo científico de uma exposição do visitante. Este trabalho analisou os mediadores da Estação Ciência (USP), quais os recursos por eles utilizados e com quais intenções eles produzem esses discursos, para então compreender o processo dessa produção na tentativa de comunicar o conhecimento científico. Buscamos nos apoiar nas teorias da Transposição Didática (Chevallard) e do Discurso Pedagógico (Bernstein), entendendo que o museu é um espaço que promove a formação de conceitos e que favorece as interações sociais capazes de promover a aprendizagem, numa referência à concepção de aprendizagem vigotskiana. Os resultados dessa análise permitiram-nos concluir que diversos discursos e saberes influenciam na construção do discurso de um mediador, no entanto, o processo de produção desse discurso mostrou-se pouco consciente e reflexivo quando se trata de comunicar algum conhecimento, e isso aponta para a necessidade de se investir na formação desses profissionais.
DOI:
10.11606/D.81.2012.tde-30052012-160108
Publisher:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
Creation Date:
2012-03-29
Format:
Adobe PDF
Language:
Portuguese
Links
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Back to results list
Previous
Result
2
Next
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Searching Remote Databases, Please Wait
Searching for
in
scope:(USP_PRODUCAO)
Show me what you have so far
This feature requires javascript
This feature requires javascript