skip to main content

Teatralização do espaço escolar práticas teatrais com jogos no ensino médio

Rosimeire Gonçalves dos Santos Maria Lúcia de Souza Barros Pupo

2002

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t792.02260981 S237t e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Teatralização do espaço escolar práticas teatrais com jogos no ensino médio
  • Autor: Rosimeire Gonçalves dos Santos
  • Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
  • Assuntos: JOGOS TEATRAIS; TEATRO CONTEMPORÂNEO; JOGOS DRAMÁTICOS
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esse trabalho propõe um olhar sobre o espaço da escola através da abordagem do jeu dramatique, proposto por autores franceses, considerando, ainda, modalidades de jogos teatrais a partir de Viola Spolin (1979). A proposta de ressignificação do espaço escolar foi desenvolvida em duas escolas do interior de Minas Gerais, com estudantes do ensino médio. Orientamos a apropriação dos significados de fragmentos de narrativa fantástica a partir de jogos, o que também fizemos com textos produzidos pelos alunos. O objetivo desse trabalho foi aprimorar a percepção dos espaços do cotidiano, aqui representados pelo espaço escolar, e provocar a sensibilização dos jovens para a ocupação consciente desses lugares. Acreditamos que, ao se apropriarem simbolicamente de um dado espaço, as pessoas se conscientizam de sua capacidade de realizarem apropriações e transformações em seus espaços cotidianos. A análise dos depoimentos dos alunos nos levou a concluir que o trabalho teatral através de jogos pode ajudar as pessoas a adquirir auto-confiança para seguirem seus propósitos
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 207 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.