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Reação à cor: a cor como forma de expressão

Moceri, Fernanda

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2021-08-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Reação à cor: a cor como forma de expressão
  • Autor: Moceri, Fernanda
  • Orientador: Cesar, João Carlos de Oliveira
  • Assuntos: Cor; Levantamento Cromático; Paleta De Cores; Color; Color Check; Color Palette
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese tem por objetivo propor uma demonstração de como poderiam ser pensadas e desenvolvidas paletas de cores que expressem a tríplice função das cores: impressionar, expressar e emocionar (GOETHE, 2011). Para tanto, cria-se, aqui, um método que tem como base o trabalho proposto pelo pesquisador Frank Mahnke (1996), indo desde a relação biológica ao estímulo proveniente da luz, passando pelas associações originárias do inconsciente coletivo e as associações simbólicas conscientes, até serem influenciadas por aspectos culturais e depois pelas referências oriundas da tendência, moda e estilo. Ademais, os fatores psicológicos e emocionais, conforme proposto por Modesto Farina (1982), colaboram para o entendimento do percurso que a cor, por ser um fenômeno complexo que envolve muitas condicionantes, estabelece com a psique. Apoiou-se também no trabalho apresentado pelo psiquiatra e psicanalista suíço Carl Gustav Jung, com os Tipos Psicológicos (1971), que mapeia as características de cada categoria elencada por ele e relaciona cada um dos tipos aos atributos de cor de saturação e luminosidade. Para desenvolver a análise de cada uma das categorias propostas por Jung, foi utilizado o sistema sueco de notação cromático Natural Colour System. Consideraram-se as diretrizes trazidas do universo da tendência, moda e pintura corporal que ditam e influenciam constantemente as relações e os conceitos das tonalidades na sociedade. Para tanto, levou-se em consideração a contribuição deixada pela Hierarquia das Necessidades de Abraham Maslow (MASLOW apud VEJLGAARD, 2008), a Curva de Difusão da Inovação de Everett Rogers (ROGERS apud SANTOS, 2013) e o Modelo de Tendência em Forma de Diamante de Henrik Vejlgaard (2008). Isso porque entender como as tendências surgem e se dissipam, assim como as aberturas e os aceites que despertam nas pessoas e como elas se portam perante tais informações, contribui para o objetivo deste trabalho. Acrescente-se ainda que as contribuições deixadas por Michel Eugène Chevreul, com a Lei do Contraste Simultâneo (1987), as cores fisiológicas descritas por Johann Wolfgang von Goethe (2011), os contrastes cromáticos e o timbre subjetivo de Johannes Itten (1961;1970) são alicerces desta tese, pois ajudam a compreender a relação pessoal que cada indivíduo estabelece com a percepção, sensação e consciência da cor. Por fim, foi desenvolvida uma demonstração de como poderiam ser pensadas e desenvolvidas paletas de cores que representem as características, os desejos e anseios das pessoas bem como também respeitem a capacidade criativa individual como aliada à orquestração dessa proposta.
  • DOI: 10.11606/T.16.2021.tde-11012022-110210
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2021-08-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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