skip to main content

Adentrando em um novo mundo significado do adoecer para a criança com câncer

Malueska Luacche Xavier Ferreira de Sousa Altamira Pereira da Silva Reichert; Lenilde Duarte de Sá; Filomena Elaine Paiva Assolini; Neusa Collet

Texto e Contexto Enfermagem Florianópolis v. 23, n. 2, 391-399, 2014

Florianópolis 2014

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (pcd 2675320 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Adentrando em um novo mundo significado do adoecer para a criança com câncer
  • Autor: Malueska Luacche Xavier Ferreira de Sousa
  • Altamira Pereira da Silva Reichert; Lenilde Duarte de Sá; Filomena Elaine Paiva Assolini; Neusa Collet
  • Assuntos: CRIANÇAS; ENFERMAGEM ONCOLÓGICA; PEDIATRIA
  • É parte de: Texto e Contexto Enfermagem Florianópolis v. 23, n. 2, 391-399, 2014
  • Descrição: Pesquisa qualitativa, que objetivou compreender o significado de experienciar o adoecimento para a criança com câncer. Utilizou-se o desenho-estória com tema, com oito crianças entre 6-12 anos de idade, de fevereiro a maio/2012. Procedeu-se à análise do material conforme o referencial teórico-analítico da análise de discurso francesa, que pretende compreender os processos sóciohistóricos de produção de sentidos. O estudo apreendeu que, para a criança com câncer, a doença é descoberta de modo repentino e logo é inserida em um contexto novo. Depara-se com barreiras que podem retardar o diagnóstico, e tem sua rotina alterada. A criança apresenta sinais e sintomas que geram desconforto e ansiedade. Ao mesmo tempo, tem esperança de cura com a realização do tratamento. Os resultados poderão contribuir para mudança no cuidado de enfermagem a essa população
    Investigación cualitativa, que tuvo como objetivo comprender el significado de la experiencia de la enfermedad para los niños con cáncer. Se utilizó el dibujo-historia temático, con ocho niños de 6-12 años de edad, de febrero a mayo/2012. Se procedió a analizar el material conforme el marco teórico y analítico del análisis del discurso francés, cuyo objetivo es comprender los procesos socio-históricos de la producción de significado. El estudio ha entendido que para el niño con cáncer, la enfermedad es descubierta de modo repentino y prontamente es fijada en un nuevo contexto. Se encuentra con algunos obstáculos que pueden retrasar el diagnóstico y cambiar su rutina. El niño presenta señales y síntomas que causan malestar y ansiedad. Al mismo tiempo, hay la esperanza de cura con la finalización del tratamiento. Los resultados pueden contribuir a los cambios en la atención de enfermería para esta población
  • Editor: Florianópolis
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 391-399.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.