skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

As crenças de autoeficácia e o ensino de Física Moderna e Contemporânea

Diego Marceli Rocha Elio Carlos Ricardo

Caderno Brasileiro de Ensino de Física Florianópolis v. 33, n. 1, p. 223-252, abr. 2016

Florianópolis, SC 2016

Acesso online

  • Título:
    As crenças de autoeficácia e o ensino de Física Moderna e Contemporânea
  • Autor: Diego Marceli Rocha
  • Elio Carlos Ricardo
  • Assuntos: FÍSICA -- ESTUDO E ENSINO; PRÁTICA DE ENSINO; FÍSICA MODERNA
  • É parte de: Caderno Brasileiro de Ensino de Física Florianópolis v. 33, n. 1, p. 223-252, abr. 2016
  • Notas: Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n1p223. Acesso em: 04 out. 2021
  • Descrição: Este trabalho visa analisar, através de uma pesquisa de natureza qualitativa, como as crenças de autoeficácia de alguns professores a respeito de seu trabalho com a Física Moderna e Contemporânea (FMC) influenciam o seu cotidiano escolar. As várias etapas de coleta de dados nos possibilitaram verificar que: i) os professores que demonstraram maiores índices de crenças de autoeficácia são mais propensos ao trato com a FMC em suas aulas, de modo a buscarem alternativas para lidar com as dificuldades presentes em seu cotidiano; ii) diferentes níveis de crenças de autoeficácia podem levar os indivíduos a interpretações distintas de situações semelhantes; iii) a precária formação ligada a FMC é um fator que atua sobre as crenças de autoeficácia pessoal dos professores. Além disso, este estudo possibilitou também enfatizar a problemática inerente aos instrumentos declarativos para aferição de crenças de autoeficácia dos sujeitos.
  • Editor: Florianópolis, SC
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. 223-252.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.