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Televisão entre o vazio e a sedução : processos de socialização e individualização no espaço televisivo
Mário Fernando Gutiérrez Olórtegui Mauro Wilton de Sousa
2000
Localização:
ECA - Escola de Comunicações e Artes
(t791.45 G984t e.2 )
(Acessar)
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Título:
Televisão entre o vazio e a sedução : processos de socialização e individualização no espaço televisivo
Autor:
Mário Fernando Gutiérrez Olórtegui
Mauro Wilton de Sousa
Assuntos:
TELEVISÃO (ASPECTOS SOCIAIS)
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
A presente pesquisa está consagrada ao estudo dos atuais Processos de mediação entre indivíduo e sociedade que a televisão aberta realiza. Particularmente, analisa os assim chamados programas 'banais' em contextos tão semelhantes e ao mesmo tempotão diferentes como são as realidades televisivas do Brasil e do Peru. Preocupa-nos, sobretudo, as paradoxais relações entre as transformações geradas pelo processos de globalização e estruturação que o mercado realiza, ao lado da dramáticafragmentação das identidades, valores e atitudes que se evidencia num duplo processo de 'individualização' e sociabilização refletido pela TV. A primeira parte conjuga os conceitos básicos para entender a atual crise de sociabilidade, marcadaprincipalmente pela dissolução das fronteiras entre o público e o privado e provocada especificamente pela televisão, que se torna hoje um novo espaço do público. A segunda parte define o campo de análise tomando como objeto de estudo aprogramação das emissoras de televisão do Brasil e do Peru, especificamente os programas participativos e de debate (realíty-shows, talk-shows, gossip-shows, humorísticos e telejornais policiais) - programas que nos revelam um indivíduo -telespectador 'espectacularizado', 'hedonízado', e 'banalizado' na sua relação mediada pela TV. Finalmente, tentamos fazer uma síntese entre os processos do vazio e sedução apresentados hoje pela televisão, levando em consideração aspossibilidades e
vontades dessa mídia para superar a atual crise de democracia e contribuir, sem negar o indivíduo, na construção da sua identidade cidadã. Nesta perspectiva, a tese se propõe a apreender e mapear o que diz respeito aos processosde 'individualização' ou 'sociabilização' da televisão, identificando ao mesmo tempo os fatores, vetores e dimensões que podem ajudar a superar, a partir da comunicação, a atual crise de sociabilidade. Neste, que é o seu principal objetivo,reside a nossa ) contribuição à teoria da comunicação
Data de criação/publicação:
2000
Formato:
265 p.
Idioma:
Português
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