skip to main content

Efeito da aplicação de TiF4 e NaF, nas formas de verniz e solução, sobre a erosão associada ou não à abrasão do esmalte in vitro

Marina Franciscon Gomes Flávia Mauad Levy; Livia Picchi Comar; Ana Carolina Magalhães; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (19. 2011 Ribeirão Preto)

Resumos São Paulo : Universidade de São Paulo, 2011

São Paulo Universidade de São Paulo 2011

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (Santos, R S doc 29 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Efeito da aplicação de TiF4 e NaF, nas formas de verniz e solução, sobre a erosão associada ou não à abrasão do esmalte in vitro
  • Autor: Marina Franciscon Gomes
  • Flávia Mauad Levy; Livia Picchi Comar; Ana Carolina Magalhães; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (19. 2011 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: EROSÃO DE DENTE; ABRASÃO DENTÁRIA; ESMALTE DENTÁRIO; FORRAMENTO DA CAVIDADE DENTÁRIA
  • É parte de: Resumos São Paulo : Universidade de São Paulo, 2011
  • Notas: Disponível em: <https://sistemas.usp.br/siicusp/cdOnlineMenu?numeroEdicao=19&print=S>. Acesso em: 09 fev. 2012
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Objetivos: Este estudo in vitro tem o objetivo de avaliar o efeito de uma aplicação única de TiF4 e NaF, nas formas de verniz e solução, sobre a prevenção da erosão associada ou não à abrasão do esmalte dentário. Métodos/Procedimentos: Espécimes de esmalte bovinos foram pré-tratados com verniz de NaF-Duraphat (2,26%F, pH 4,5), verniz de NaF/CaF2-Duofluorid (5,63%F, pH 8,0), verniz experimental de NaF (2,45%F, pH 4,5), verniz experimental de TiF4 (2,45%F, pH 1,2), solução de NaF (2,26%F, pH 4,5), solução de TiF4 (2,45%F, pH 1,2) e verniz placebo (verniz sem F, pH 5,0). Espécimes controle permaneceram sem tratamento. Durante 5 dias, 20 espécimes de cada grupo foram submetidos a desafios erosivos (Sprite Zero) 4x90s/dia, intercalados por 2h em saliva artificial. Adicionalmente, metade dos espécimes foi também submetida a desafios abrasivos pela escovação (F=1,5N) com escova elétrica e solução de dentifrício não fluoretado, 2x10s/dia. A perda de esmalte foi avaliada por perfilometria (μm). Os dados foram estatisticamente analisados por ANOVA a dois critérios e teste de Bonferroni (p<0,05). Resultados: As médias de erosão e erosão+abrasão foram significativamente menores para os espécimes tratados com verniz de TiF4 (0,53 e 0,63 μm para erosão e erosão + abrasão, respectivamente), seguido pelos vernizes à base de NaF (0,94-2,03 μm). As soluções fluoretadas (2,4-4,1 μm) foram incapazes de prevenir a erosão associada ou não à abrasão do esmalte em comparação aos grupos controle e verniz placebo (3,0-3,45 μm), exceto a solução de NaF para a condição erosão+abrasão. (figura) Conclusões: Conclui-se, portanto, que o verniz de TiF4 parece ser um tratamento promissor para a redução da perda de esmalte sob desafios erosivos e abrasivos brandos.
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: res. 2894.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.