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Programa de acompanhamento a pais na intervenção fonoaudiológica em linguagem infantil

Gonçalves, Bianca Rodrigues Lopes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru 2012-07-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Programa de acompanhamento a pais na intervenção fonoaudiológica em linguagem infantil
  • Autor: Gonçalves, Bianca Rodrigues Lopes
  • Orientador: Herrera, Simone Aparecida Lopes
  • Assuntos: Família; Linguagem Infantil; Pais; Children\'S Language; Family; Parents
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A linguagem verbal é a forma de comunicação mais utilizada pelas pessoas para a transmissão de mensagem, expressão de pensamentos, sentimentos e inclusão no meio social. As crianças que possuem alterações de linguagem apresentam dificuldades para isto, inclusive com os seus pais. É imprescindível a participação dos pais na intervenção fonoaudiológica, pois o envolvimento permite que estes sejam propagadores e noticiadores dos conhecimentos que adquiriram sobre a alteração de linguagem do filho. Uma das maneiras de envolver os pais na intervenção fonoaudiológica é pela formação de grupos de pais. O objetivo principal dessa pesquisa foi descrever os efeitos de um programa de acompanhamento a pais concomitante à intervenção fonoaudiológica em crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem e/ou distúrbio específico de linguagem. O objetivo secundário foi elaborar, implementar e avaliar um programa de acompanhamento a pais de crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem e/ou distúrbio específico de linguagem. A pesquisa foi realizada na Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) sob o protocolo do comitê de ética (56/2010). Os participantes foram 10 pais de 10 crianças de ambos os sexos, de 3 a 6 anos, com diagnóstico fonoaudiológico de atraso no desenvolvimento da linguagem ou distúrbio específico de linguagem. O programa teve a duração de 10 sessões (semanais), com duração de 50 minutos cada. Foram aplicados questionários e inventários nos pais e nas crianças pré e pós-intervenção. Os questionários aplicados nos pais foram: um questionário de caracterização do sistema familiar, um inventário de estilos parentais, um questionário para identificação das habilidades comunicativas verbais. Foram também desenvolvidos pela pesquisadora três questionários: um checklist sobre uso efetivo de habilidades comunicativas verbais na interação pais e filhos, um questionário de grupo de acompanhamento a pais e um questionário de nível de satisfação direcionado a pais de crianças com alterações de linguagem nas crianças. Nas crianças foram aplicados: um teste de avaliação do desenvolvimento da linguagem, um teste para avaliar a fonologia e o vocabulário e um protocolo de observação comportamental. O programa abordou questões ligadas ao desenvolvimento da linguagem, assim como comportamentos dos pais que facilitariam este desenvolvimento. Quanto aos resultados dos pais, observou-se que, após o programa houve uma melhora estatisticamente significante da satisfação dos pais em relação à linguagem dos filhos, houve um aumento das habilidades comunicativas verbais utilizadas pelos pais em situação de interação com os filhos. Nas crianças, observou-se que estas melhoraram, quantitativamente, no nível de desenvolvimento da linguagem pelo teste aplicado. Portanto, o estudo propôs o uso de protocolos e questionários que podem ser utilizados como instrumentos para a avaliação de grupo de pais não somente na Fonoaudiologia, mas também em outras áreas da saúde e, além disso, mostrou a importância da participação dos pais durante o processo interventivo de seus filhos, permitindo que participem ativamente da intervenção fonoaudiológica, compreendam a alteração de linguagem de seus filhos e se instrumentalizem sobre quais atividades podem realizar no ambiente doméstico de forma a promover a melhora da linguagem de seus filhos.
  • DOI: 10.11606/D.25.2012.tde-01112012-215711
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Data de criação/publicação: 2012-07-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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