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Padrões morais, valores e conceitos empregados por alunos de ensino fundamental em discussões sociocientíficas

Carmo, Bruno Cine Ribeiro Do

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2010-09-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Padrões morais, valores e conceitos empregados por alunos de ensino fundamental em discussões sociocientíficas
  • Autor: Carmo, Bruno Cine Ribeiro Do
  • Orientador: Trivelato, Silvia Luzia Frateschi
  • Assuntos: Padrões Morais; Aborto; Argumentação; Valores; Questões Sociocientíficas; Socioscientific Issues; Abortion; Moral Patterns; Argumentation; Values
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidades Física, Química e Biologia: IF/FE/IQ/IB
  • Descrição: Questões sociocientíficas são dilemas sociais de natureza polêmica que envolvem moralidade e ética. O problema da validade ética do aborto possui ligações conceituais com a Ciência e é uma questão bastante controversa, representando uma questão sociocientífica. Neste trabalho, foram transcritos e analisados trechos da interação de adolescentes discutindo a questão do aborto. A unidade de análise foi o argumento segundo o padrão de Toulmin (2003), a partir do qual foram identificados valores empregados pelos alunos, como: priorização de questões sociais; riscos e responsabilidade; respeito ao valor da vida; valores familiares e relacionais e regras de decisão. Os valores usados na discussão foram representativos das linguagens éticas do cuidado e da justiça, se usarmos os termos derivados da área da psicologia moral. Os mais freqüentes foram os chamados valores familiares e relacionais. Os alunos resolveram as questões utilizando raciocínios baseados em princípios, raciocínios consequencialistas, deliberações baseadas em emoção ou em intuição. As posições intuitivas foram mais comuns, seguidas pelo raciocínio baseado em princípios. Alguns conceitos científicos se mostraram presentes na discussão, indicando que temas sociocientíficos são oportunidades de integração de tais conteúdos. Os conceitos presentes foram: método contraceptivo, interdependência funcional, tecnologia médica, desenvolvimento, funcionamento da pílula do dia seguinte, óvulo, genes, sangue, DNA, maturidade sexual e gravidez. Foram analisadas também, segundo o padrão de Toulmin, as funções de conceitos e valores nos argumentos. Os conceitos apresentavam principalmente função de dados, enquanto os valores apresentavam principalmente função de garantias, conforme esperado e identificado na literatura. Outras funções para conceitos científicos e valores também surgiram nos argumentos, contrastando com o padrão comumente encontrado. A preponderância de determinados padrões morais e valores pode ter diversas explicações, que vão desde a dominância de algumas formas de pensamento na classe social da qual os alunos fazem parte até a forma como as pessoas tomam decisões morais em geral. A importância dos valores e o surgimento dos conceitos científicos na discussão sugerem que os temas sociocientíficos deveriam ter um lugar privilegiado nas aulas de ciências, assim como as questões afetivas e morais que influenciam o raciocínio informal e o desenvolvimento do caráter dos indivíduos.
  • DOI: 10.11606/D.81.2010.tde-22022011-103724
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2010-09-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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