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Experimental e documentário os diários de viagem dos artistas sulamericanos na França : 1984-1995

Andrea Celia Molfetta Rolon Maria Dora G Mourão 1949-

2002

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t709.04081 R755e v.2 e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Experimental e documentário os diários de viagem dos artistas sulamericanos na França : 1984-1995
  • Autor: Andrea Celia Molfetta Rolon
  • Maria Dora G Mourão 1949-
  • Assuntos: VÍDEO-ARTE -- SÉCULO 20 -- AMÉRICA DO SUL; LINGUAGEM DE VIDEO; NARRATIVA; DOCUMENTÁRIO; ARTISTAS -- SÉCULO 20 -- AMÉRICA DO SUL FRANÇA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Experimental e Documentário: os Diários de Viagem dos artistas sul-americanos na França: 1984-1995 analisa a coleção de filmes produzida por artistas sul-americanos e franceses nesse período. Ao todo são 22 diários que testemunham o olhar de duas culturas. A tese parte da análise narrativa da construção do espaço-tempo e da focalização, para assim deduzir os traços estilísticos mais representativos da construção do cronotopo das imagens e sons. Num espaço fragmentado, reconstruído, espaço da trama, da superficie-vídeo, retomam-se tentativas da autobiografia provenientes da literatura modernista, além de um especial retorno ao uso dos letreiros nas imagens-movimento. O tempo, distorcido, está no ritmo narrativo da pausa: o tempo histórico está obstruído por trás do tempo discursivo que dura, sem correlato, puro. Estas são as principais estratégias de uma grande ação para centralizar novamente o sujeito no relato, apoiada pelas experiências prévias da auto-etnografia, do cinema experimental, e pela versatilidade dos equipamentos. Estes diários foram produzidos no circuito do vídeo-arte sul-americano e francês. O contexto audiovisual chileno foi especialmente resistente a esta tendência mais preocupada com os problemas formais. O documentário coletivo e militante era a resposta hegemônica deste campo intelectual e contra-cultural ao governo ditatorial. Contudo, a reflexividade formal destes diários nem sempre se conduziu no sentido de
    uma abertura à reflexividade política - ou a uma crítica de como estas linguagens são usadas. A conclusão aponta para a idéia de que o sujeito e a história subjacentes à proposta estética desta coleção respondem à ruptura epistemológica mais crítica do cinema da década de 80, rivalizando, reconstruindo um dos gêneros - mais tradicionais do ocidente, o autobiográfico. Esta tese pretende dimensionar o alcance estético deste diálogo, importação ou troca de modelos de representação documentária produzidos dentro deste projeto cultural, na América do Sul entre 1984 e 1995
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 204 p anexos.
  • Idioma: Português

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