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Redes antissociais a hashtag #escolasempartido no Twitter

Richard Romancini Fernanda Castilho; Encontro Anual da Compós (27. 2018 Belo Horizonte)

Anais Belo Horizonte, 2018

Belo Horizonte 2018

Acesso online

  • Título:
    Redes antissociais a hashtag #escolasempartido no Twitter
  • Autor: Richard Romancini
  • Fernanda Castilho; Encontro Anual da Compós (27. 2018 Belo Horizonte)
  • Assuntos: MÍDIAS SOCIAIS; COMUNICAÇÃO DIGITAL; ATIVISMO; CONSERVADORISMO (POLÍTICA); Twitter; Escola Sem Partido
  • É parte de: Anais Belo Horizonte, 2018
  • Notas: Disponível em: http://www.compos.org.br/data/arquivos_2018/trabalhos_arquivo_31GJGCFCAYQKL0YRP4TP_27_6346_18_02_2018_21_09_58.pdf. Acesso em: 05 maio 2021
  • Descrição: Criado em 2004 para denunciar a “doutrinação nas escolas”, o chamado movimento Escola Sem Partido (ESP) obteve maior repercussão nos últimos anos e hoje tem forte presença nas redes sociais. O objetivo desse trabalho é analisar como apoiadores e indivíduos contrários à causa debatem o tema no Twitter. O discurso oficial do ESP e as discussões teóricas a respeito do papel das redes sociais como arena para o debate público dão suporte ao estudo. A partir das análises de conteúdo e de rede dos tweets, as conclusões mais relevantes são: tanto entre os favoráveis, como entre os contrários ao ESP, a divulgação de conteúdos é muito maior do que os debates; observa-se o predomínio dos apoiadores, numa discussão que possui características de “antiesfera pública”, uma vez que a comunicação entre os dois grupos é débil; portanto, essa instância pouco colabora para a noção da cidadania digital
  • Editor: Belo Horizonte
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: on-line.
  • Idioma: Português

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