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A consistência da geometria de rodovias principais metodologias e contribuição ao método do módulo de segurança

Benjamim Jorge Rodrigues dos Santos Jorge Pimentel Cintra 1951-

1998

Localização: EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central    (FT-1225 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    A consistência da geometria de rodovias principais metodologias e contribuição ao método do módulo de segurança
  • Autor: Benjamim Jorge Rodrigues dos Santos
  • Jorge Pimentel Cintra 1951-
  • Assuntos: ENGENHARIA DE TRANSPORTES
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Consistência da geometria de rodovias é o grau de concordância e compatibilidade entre os elementos de projeto com as solicitações físicas necessárias para o controle dos veículos, tendo em conta o grau de solicitação da habilidade dos motoristas. As normas para projeto priorizam a economia e a estética e não dão a devida importância à segurança, e, assim, as rodovias não consideram as limitações dos motoristas, quando eles são expostos a problemas de consistência geométrica. Das várias metodologias apresentadas tratou-se particularmente da conhecida como Módulo de segurança, que é uma tentativa de avaliar a consistência da geometria através de três critérios: uniformizar as velocidades operacionais dos veículos pela via; harmonizar as velocidades de projeto e operacional; e melhorar a estabilidade dos veículos nas curvas horizontais. Após aplicação do Módulo de segurança a trechos da BR-060, procedeu-se às adaptações para a aplicação desta metodologia a rodovias brasileiras e sugeriu-se a inclusão de um quarto critério que leva em conta o número de acidentes ocorridos. A conclusão principal foi que o método é fácil de implementar, inclusive para computadores, pode identificar locais críticos, e contribuir para melhorar a segurança na malha viária. Não há problemas para sua aplicação às nossas rodovias, com as adaptações e sugestões feitas ao longo deste trabalho.
  • Data de criação/publicação: 1998
  • Formato: 252 p.
  • Idioma: Português

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