skip to main content

Estratégia organizacional para o desenvolvimento de competências de enfermeiros possibilidades de Educação Permanente em Saúde

Amanda de Lemos Mello Lana Jocasta de Souza Brito; Marlene Gomes Terra; Sílvia Helena Henriques

Escola Anna Nery: Revista de Enfermagem Rio de Janeiro v. 22, n. 1, art. e20170192, [5 p.], 2018

Rio de Janeiro 2018

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2944425 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Estratégia organizacional para o desenvolvimento de competências de enfermeiros possibilidades de Educação Permanente em Saúde
  • Autor: Amanda de Lemos Mello
  • Lana Jocasta de Souza Brito; Marlene Gomes Terra; Sílvia Helena Henriques
  • Assuntos: ENFERMAGEM; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; EDUCAÇÃO PERMANENTE; Desenvolvimento De Pessoal; Estratégias; Nursing; Staff Development; Professional Competence; Strategies; Enfermería; Desarrollo De Personal
  • É parte de: Escola Anna Nery: Revista de Enfermagem Rio de Janeiro v. 22, n. 1, art. e20170192, [5 p.], 2018
  • Descrição: Objetivo: Refletir sobre Educação Permanente em Saúde como estratégia organizacional para o desenvolvimento de competências de enfermeiros. Método: Estudo teórico-reflexivo, de entrelaçamento das concepções de Educação Permanente em Saúde, estratégia organizacional e competência profissional, compreendidos como elementos-chave para a atuação dos enfermeiros nos serviços de saúde. Resultados: Para aprender a viver juntos é preciso existir conhecimento em relação aos outros, sua história e tradições. No aprender a fazer, a pessoa adquire competência mais ampla para lidar com situações inesperadas e facilitar o trabalho em equipe. Em aprender a ser instiga o sujeito para adquirir autonomia e discernimento, em prol de um coletivo. Conclusão: Se o foco for no desenvolvimento e não no controle, há interesse conciliado e um modelo integrado e estratégico para que as competências dos enfermeiros sejam desenvolvidas. O desenvolvimento de competências nos enfermeiros embasa as Trilhas de Aprendizagem como possibilidade de operacionalizar a Educação Permanente em Saúde
    Objetivo: Reflexionar sobre Educación Permanente en Salud como estrategia organizacional para el desarrollo de competencias de enfermeros. Método: Estudio teórico-reflexivo, de entrelazamiento de concepciones de Educación Permanente en Salud, estrategia organizacional y competencia profesional, comprendidos como elementos clave para la actuación de los enfermeros en los servicios de salud. Resultados: Para aprender a vivir juntos, hay que existir conocimiento en relación a los demás, su historia y tradiciones. En el aprender a hacer, la persona adquiere competencia más amplia para lidiar con situaciones inesperadas y facilitar el trabajo en equipo. En aprender a ser, instiga al sujeto para adquirir autonomía y discernimiento, con enfoque en un colectivo. Conclusión: Si el foco es en el desarrollo, hay interés conciliado y un modelo integrado y estratégico para que las competencias de los enfermeros sean desarrolladas, lo que confiere a las Rutas de Aprendizaje la posibilidad de operacionalizar la Educación Permanente en Salud
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: art. e20170192, [5 p.].
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.