Marketing industrial e o setor de tintas brasileiro: um estudo exploratório da composição, evolução e das forças que estão modificando as características deste setor
ABCD PBi
Marketing industrial e o setor de tintas brasileiro: um estudo exploratório da composição, evolução e das forças que estão modificando as características deste setor
Autor:
Melchert, Sérgio Eduardo Novoa
Orientador:
Guagliardi, Jose Augusto
Assuntos:
Indústria De Tintas E Corantes
;
Marketing Industrial
;
Industrial Marketing
;
Paint And Dye Industry
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Este estudo empírico analisa estrategicamente, após a revisão dos conceitos de marketing industrial e estratégico, o setor de tintas brasileiro, sua composição e evolução e, através de uma pesquisa de campo, detecta as forças que estão atuando nos segmentos de tintas para madeira, tintas gráficas e tintas para repintura automotiva. Vinte e sete das maiores empresas do segmento foram intencionalmente selecionadas, sendo que vinte e uma aceitaram participar da pesquisa. Para a obtenção dos dados e informações necessárias foram entrevistados com pelo menos um profissional de cada empresa, podendo este ser o sócio-gerente e/ou , um profissional graduado (gerente/diretor) da área comercial; da área produtiva; da área tecnológica e/ou; da área de compras. Nas entrevistas foi utilizado um questionário que contava com perguntas abertas e fechadas. O estudo mostrou que o setor de tintas brasileiro vem sofrendo fortes transformações nestes últimos anos, entre elas: a entrada de empresas estrangeiras e o aumento da concorrência; demanda por produtos mais sofisticados e de melhor qualidade e; maior interesse sobre os aspectos ambientais. O estudo também demostrou que as seguintes forças estão afetando os segmentos selecionados: A situação política e financeira do país; preços; tecnologia; qualidade; meio ambiente e; custo / benefício das linhas de produtos.
DOI:
10.11606/D.12.2003.tde-24102023-120033
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Data de criação/publicação:
2003-06-27
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
FEA - Fac. Econ. Adm. Contab. e Atuária (T658.8 M518m )