skip to main content

Formação de comunidades em modelos de sociedades baseados em agentes

Felippe Alves Pereira Nestor Felipe Caticha Alfonso

2020

Localização: IF - Instituto de Física    (https://doi.org/10.11606/T.43.2020.tde-20082020-140035 )(Acessar)

  • Título:
    Formação de comunidades em modelos de sociedades baseados em agentes
  • Autor: Felippe Alves Pereira
  • Nestor Felipe Caticha Alfonso
  • Assuntos: MECÂNICA ESTATÍSTICA; MODELOS DE APRENDIZAGEM; REDES NEURAIS; SISTEMAS MULTIAGENTES; CIÊNCIAS SOCIAIS; SOCIOLOGIA; APRENDIZADO COMPUTACIONAL; Agent Models; Machine Learning, Sociology; Neural Networks; Statistical Mechanics
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Neste trabalho apresentamos um modelo para a formação de comu- nidades em sociedades a partir da dinâmica de trocas de opinião e de- sconfiança entre agentes. A teoria é desnvolvida com base na Teoria de Probabilidades, Aprendizado de Máquina no princípio de Máx- ima Entropia (MaxEnt), dos quais deduzimos uma nova forma de Dinâmica Entrópica para Sistemas de Processamento de Informação, em particular para Redes Neurais simples, a Dinâmica Entrópica de Aprendizado. A teoria e o modelo para a interação de agentes foram analisa- dos em alguns cenários, escolhidos pela natureza intuitiva e de pos- sível associação com circunstâncias reais. Começamos com a análise de sistemas com 2 agentes interagindo em diferentes condições de opinião e desconfiança iniciais, mostrando que a dinâmica deduzina não apresenta apenas fases triviais e não leva a interpretações ab- surdas. Em seguida, analisamos as propriedades de sociedades com muitos agentes, variando a distribuição de opiniões e desconfianças iniciais, bem como os assuntos que poderiam ser discutidos pelos agentes, mostrando que diferentes condições levam a consenso, po- larização ou até mesmo a uma fase frustrada como um video de spin. Finalizamos com uma aplicação do modelo para o comporta- mento dos juízes, dada a disponibilidade de dados a respeito da influência ideológico-partidária nos padrões de decisão judicial da Corte de Apelações dos EUA. Nesta aplicação, apesar de se apresen- tar como uma caricatura com o objetivo de dispor uma ferramenta quantitativa para especialistas na área, tentamos imitar as situações típicas às quais um colégio judicial composto por três juízes estaria submetido, atribuindo aos agentes representantes dos juízes um con- hecimento da Lei, um viés do Partido, uma Personalidade e os ex- pondo a diferentes cenários de desconfiança.
    O único cenárioi capaz de reproduzir o padrão empírico de votações requer que os juízes se- jam representados por agentes que atribuem pesos similares à Lei, ao viés Paridário e à Pesonalidade, bem como que extendam a Cortesia Certeira de confiar em juízes com vieses políticos opostos.
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: 86 p.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.