skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Avaliação do processo de ensino e aprendizagem em matemática: contribuições da teoria histórico-cultural.

Moraes, Silvia Pereira Gonzaga De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2008-07-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação do processo de ensino e aprendizagem em matemática: contribuições da teoria histórico-cultural.
  • Autor: Moraes, Silvia Pereira Gonzaga De
  • Orientador: Moura, Manoel Oriosvaldo de
  • Assuntos: Teoria Da Atividade; Atividade De Aprendizagem; Atividade De Ensino; Avaliação Da Aprendizagem; Ensino De Matemática; Teaching Of Mathematics; Teaching Activity; Learning Evaluation; Learning Activity; Activity Theory
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa consiste em investigar o significado da avaliação em matemática na perspectiva histórico-cultural, focalizando a teoria da atividade. Para o desenvolvimento dessa investigação, foi formado o grupo colaborativo da Oficina Pedagógica de Matemática de Ribeirão Preto (OPM/RP), constituído por professoras da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, as quais foram sujeitos da pesquisa. A função principal do grupo colaborativo foi proporcionar uma formação orientada às professoras sobre o ensino de matemática na perspectiva histórico-cultural, com o intuito de levantar dados sobre o processo de apropriação dos conhecimentos matemáticos pelas docentes. O processo formativo, pautado nos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino, privilegiou a apresentação de situações-problema, cujas soluções possibilitaram a elaboração de conhecimentos, referentes não apenas aos conteúdos matemáticos, mas, também, à prática docente: ensinar, aprender e avaliar em matemática. Na análise dos dados, utilizamos o conceito de isolado (CARAÇA, 1989, MOURA, 2000) como princípio teórico-metodológico para a compreensão do fenômeno em desenvolvimento. Os dados foram organizados em três isolados aprendizagem docente, organização do ensino e prática pedagógica, tendo em vista a relação de interdependência e fluência entre os mesmos. Na relação entre a aprendizagem docente (apropriação dos conceitos teórico-metodológicos sobre o ensino de matemática), a organização do ensino (como elaborar atividade de ensino para que os alunos se apropriem dos conceitos) e a prática pedagógica (como colocar os conceitos teórico-metodológicos em ação na sala de aula) é que o professor se desenvolve profissionalmente, isto é, aprende a ser professor em um contínuo processo formativo. A síntese sobre o processo de aprendizagem docente foi importante para a sistematização dos elementos norteadores da avaliação em matemática na perspectiva da teoria histórico-cultural. Os resultados evidenciaram que a avaliação constitui-se em um constante processo de análise e síntese e seu direcionamento é dado pelo objetivo da atividade de ensino elaborada pelo professor, ou seja, sua intencionalidade pedagógica. A característica principal da avaliação consiste no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem, por meio da análise do sistema de atividade, na dinâmica entre a atividade de ensino e a atividade de aprendizagem, considerando os elementos constitutivos da atividade (necessidade, motivos, objetivos, ações e operações). Por meio da análise das ações de ensino e de aprendizagem, tendo como parâmetros as características do pensamento teórico (reflexão, análise e planificação teórica), concluímos que a avaliação é mediadora entre a atividade de ensino elaborada pelo professor e a atividade de aprendizagem realizada pelos escolares.
  • DOI: 10.11606/T.48.2008.tde-16032009-145709
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2008-07-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.