skip to main content

Literatura e ensino de história: construção de novos conhecimentos e resistência por meio de narrativas consensuais

Martins, Leandra Rajczuk

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2015-12-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Literatura e ensino de história: construção de novos conhecimentos e resistência por meio de narrativas consensuais
  • Autor: Martins, Leandra Rajczuk
  • Orientador: Lopes, Katia Maria Abud
  • Assuntos: Cultura Jovem; Ensino De História; Narrativas Consensuais; Identidade; Literatura; Consensuals Narratives; Literature; Identity; History Teaching; Youth Culture
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo a compreensão das formas pelas quais o uso da Literatura nas aulas de História pode ou não interferir na construção do conhecimento histórico dos alunos por meio de possíveis alterações ou permanências em seu conjunto de representações sociais. Para tal, partimos de uma concepção de utilização da Literatura que se distancia da noção de que as obras literárias devam ser usadas apenas como meras ilustrações do que é dito em sala de aula para a análise de sua construção enquanto ficção, documento ou discurso da história, das representações que contém e de como elas podem interagir na produção de novos conhecimentos, o que inclui, ainda, mudanças nas representações dos estudantes no caso desse estudo, alunos de uma escola da rede pública. Uma das constatações da pesquisa é que o uso da Literatura tem limites quando a temática abordada na aula envolve os elementos fundamentais da identidade. A resistência dos sujeitos pode ocorrer por meio da criação de narrativas pretensamente consensuais, formadas por representações sedimentadas e as novas informações que as desestabilizaram e, em última instância, afetam a forma como os indivíduos se situam no tempo, no espaço e no contexto em que vivem.
  • DOI: 10.11606/T.48.2016.tde-09032016-102933
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2015-12-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.