skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Um olho que pensa estética moderna
e
fotojornalismo
Helouise Costa Elide Monzeglio
1998
Localização:
FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad.
(043:77.044 C837o v.2 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Um olho que pensa estética moderna
e
fotojornalismo
Autor:
Helouise Costa
Elide Monzeglio
Assuntos:
COMUNICAÇÃO VISUAL
;
FOTOJORNALISMO
;
FOTÓGRAFOS
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
A abordagem dos vínculos entre a estética moderna
e
o fotojornalismo
é
o ponto de partida desta tese. O fotojornalismo
é
entendido como um fenômeno historicamente determinado que se afirma entre as décadas de 1930
e
1940 nas revistas ilustradas, alcançando difusão internacional. Defende-se que somente o domínio do código fotográfico, possibilitado pela experiência modernista, permitiu que a fotografia rompesse com a proposta de reprodução fiel do mundo visível
e
passasse a ser concebida como construção da realidade. Essa
é
considerada aqui a operação fundante do fotojornalismo
e
de sua ampla assimilação pelos meios de comunicação de massa. Após oferecer um panorama que remonta ao jornalismo popular ilustrado de meados do século XIX
e
estende-se à Segunda Guerra Mundial, este estudo concentra-se na contribuição do fotógrafo Jean Manzon para a revista semanal ilustrada O Cruzeiro, entre 1943
e
1951. Jean Manzon, imigrante francês que se fixou no Brasil,
é
apontado como vetor de transmissão de um modelo de fotojornalismo europeu entre nós e, ao mesmo tempo, como agente na construção de uma certa identidade nacional. Cabe destacar a extensa iconografia, indissociável das reflexões apresentadas nessa tese, e que se constitui num volume em separado
Data de criação/publicação:
1998
Formato:
2 v.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
2
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript