skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Evidence of Validity for the Portilho/Banas Teaching Style Questionnaire

Batista, Giovani de Paula ; Portilho, Evelise Maria Labatut ; Rufini, Sueli Édi

Paidéia cadernos de Psicologia e Educação, 2015-12, Vol.25 (62), p.317-324 [Periódico revisado por pares]

São Paulo: Universidade de São Paulo-Programa de Pós Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Evidence of Validity for the Portilho/Banas Teaching Style Questionnaire
  • Autor: Batista, Giovani de Paula ; Portilho, Evelise Maria Labatut ; Rufini, Sueli Édi
  • Assuntos: análisis factorial ; Beliefs ; Classrooms ; Computer Assisted Instruction ; Discriminant analysis ; educación ; Education ; Educational Strategies ; enseñanza ; escalas ; Evidence ; Graduate Study ; Higher Education ; Interpersonal Competence ; Likert Scales ; Private Schools ; profesores ; PSYCHOLOGY ; PSYCHOLOGY, EDUCATIONAL ; PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY ; Psychometrics ; Questionnaires ; Secondary Schools ; Student Diversity ; Teacher Characteristics ; Teachers ; Teaching ; Teaching Methods ; Teaching Styles ; Validity
  • É parte de: Paidéia cadernos de Psicologia e Educação, 2015-12, Vol.25 (62), p.317-324
  • Descrição: AbstractThe use of instruments with evidence of validity in education research brings advances to the production of knowledge. This article reports the stages of a survey of teaching style and the evidence for its validity. One thousand teachers participated in a study of different levels of education. An exploratory factor analysis indicated a structure of four factors in which 55 items had a factorial load greater than .30. The correlation steps made it possible to identify how the four factors are related to each other. As a final result, the questionnaire was composed of 40 items, distributed into groups of 10 items organized by teaching style. Evidence of factorial validity and internal consistency of the items that make up the instrument was seen. Analysis of variance indicated that the scale is sensitive to individual differences in the comparison among the four different teaching styles and the gender and teaching level variables. ResumenLa utilización de instrumentos con evidencias de validez para investigaciones en el campo de la educación resulta en avances en la producción de conocimientos. La finalidad en este estudio fue conocer evidencias de validez factorial y consistencia interna de los ítems componentes del Cuestionario Portilho/Banas de Estilos de Enseñanza. Participaron de la investigación 1000 profesores de diferentes niveles de enseñanza. El análisis factorial exploratorio indicó una estructura de cuatro factores a los que se agruparon 55 ítems con carga factorial superior a .30. El trabajo de correlación permitió identificar cómo los cuatro factores establecen relación entre sí. Como resultado final, el cuestionario consta de 40 artículos, divididos en 10 para cada estilo de enseñanza. Se observaron evidencias de la validez factorial y consistencia interna de los ítems que componen el instrumento. El ANOVA indicó que la escala era sensible a las diferencias individuales cuando se comparan los cuatro estilos de enseñanza y las variables de género y nivel de educación. ResumoA utilização de instrumentos com evidências de validade para a pesquisa no campo da educação resulta em avanços na produção de conhecimentos. O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade fatorial e consistência interna dos itens que compõem o Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino. Participaram da pesquisa 1000 professores de diferentes níveis de ensino. A análise fatorial exploratória indicou uma estrutura de quatro fatores, aos quais se agruparam 55 itens com carga fatorial superior a .30. O trabalho de correlação permitiu identificar o quanto os quatro fatores estabelecem relação entre si. Ao final, o questionário ficou composto de 40 itens, distribuídos em 10 para cada estilo de ensino. Foram encontradas evidências de validade fatorial e consistência interna dos itens que compõem o instrumento. A ANOVA indicou que a escala foi sensível a diferenças individuais na comparação entre os quatro estilos de ensino e as variáveis gênero e nível de ensino.
  • Editor: São Paulo: Universidade de São Paulo-Programa de Pós Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.