skip to main content

Transtornos de ansiedade, depressão e sono-vigília em adolescentes no período pós-isolamento social e suas potenciais associações com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação

Luiz, Alan Vinicius Assunção

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2023-07-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Transtornos de ansiedade, depressão e sono-vigília em adolescentes no período pós-isolamento social e suas potenciais associações com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação
  • Autor: Luiz, Alan Vinicius Assunção
  • Orientador: Santos, Milena Jorge Simões Flória Lima
  • Assuntos: Ansiedade; Sono-Vigília; Isolamento Social; Estudantes; Depressão; Tecnologias Digitais; Digital Technologies; Depression; Sleep-Wake; Social Isolation; Anxiety; Students
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Introdução: Os transtornos mentais estão entre as doenças não fatais que mais acometem indivíduos em fase de desenvolvimento, principalmente adolescentes de 13 a 18 anos, sobretudo os transtornos de ansiedade, de depressão e do sono-vigília. O período de isolamento social, devido a pandemia da COVID-19, pode ter contribuído para o aumento desses transtornos. Durante esse período, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) se tornaram a principal forma de interação entre as pessoas, ao possibilitar o contato virtual para estudos, reuniões e conversas com familiares e amigos, fazendo com que os indivíduos passassem a maior parte do tempo interagindo virtualmente. Este fato pode ter acarretado impactos no desenvolvimento físico e psíquico dos adolescentes, uma vez que esse contexto pode prejudicar e inviabilizar vivências importantes para a construção do caráter social desses jovens. Com o retorno das aulas presenciais, escolas brasileiras registraram surtos coletivos de ansiedade e outros transtornos mentais em alunos do ensino médio. De acordo com as diretrizes da OMS, as nações latino-americanas são listadas como aquelas que precisam de investimentos mais significativos na saúde do adolescente, principalmente no que diz respeito à saúde mental. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo geral investigar a prevalência de transtornos de ansiedade, depressão e de sono-vigília em adolescentes, no período pós-isolamento social e suas potenciais associações com o uso de TDIC, em um município do interior do estado de São Paulo. Além de correlacionar os três transtornos com variáveis sociodemográficas. Método: Foram convidados a participar da pesquisa estudantes do ensino médio, de 13 a 18 anos, de escolas públicas e privadas. As atividades foram realizadas entre os meses de agosto e dezembro de 2022, sendo desenvolvidas em quatro etapas: (1) contato prévio com as escolas; (2) reunião com diretores e coordenadores; (3) apresentação do estudo para os alunos, e (4) envio do link da pesquisa online (REDCap), onde eram encontrados todos os instrumentos de coleta de dados (questionários e escalas de autorrelato). A estatística descritiva foi realizada para caracterização dos participantes e do perfil do uso de TDIC. O teste de correlação de Pearson foi utilizado para identificar as correlações entre as escalas (HADS e PSQI) e o teste de Kruskall-Wallis e Mann-Whitney para comparação entre os grupos. Resultados: Trezentos e onze estudantes participaram da pesquisa e, dentre eles, foram identificados 55% de casos de ansiedade, 20,6% de depressão, 98,3% de distúrbios do sono-vigília e 94% de problemas com a duração do sono. Encontrou-se variação estatisticamente significativa, principalmente, de acordo com gênero, orientação sexual e classe socioeconômica. Além disso, ficou evidente a correlação positiva entre os transtornos citados acima. Em relação ao uso das TDIC, mais de 80% da amostra relatou utilizar smartphones durante todos os períodos do dia, sendo que esses indivíduos apresentaram os piores escores para ansiedade e qualidade do sono-vigília. O uso de mídias sociais também demonstrou possuir relação com os TM, se destacando o cyberbullying, onde identificou-se que indivíduos que já presenciaram e vivenciaram experiências desse tipo de violência, apresentaram os piores escores elevados, considerados como casos em relação aos três transtornos avaliados. Conclusão: Identificou-se que no período pós-isolamento, os transtornos mentais são uma realidade vivenciada por inúmeros adolescentes. Destaca-se, também, que estes transtornos demonstraram possuir uma relação significativa com o uso excessivo de tecnologias digitais de informação e comunicação, principalmente em relação ao uso de smartphones e de postagens veiculadas em redes sociais (cyberbullying). Faz-se necessária a conscientização da população para quebrar paradigmas sobre saúde mental que possam favorecer o aumento da procura por serviços de saúde e possibilitar a identificação e o diagnóstico, contribuindo para um tratamento individualizado e melhor qualidade de vida.
  • DOI: 10.11606/T.22.2023.tde-06102023-104709
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2023-07-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.