skip to main content

IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS

Jorgeana de Almeida Jorge Benevides ; José Luis Faustino de Sousa ; Lya de Queiroz Ribeiro Moura ; Ellen Larissa Matos Costa ; Luiz Osmar de Lima Filho

Holos (Natal, RN), 2021-08, Vol.4, p.1-16 [Periódico revisado por pares]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS
  • Autor: Jorgeana de Almeida Jorge Benevides ; José Luis Faustino de Sousa ; Lya de Queiroz Ribeiro Moura ; Ellen Larissa Matos Costa ; Luiz Osmar de Lima Filho
  • Assuntos: coronavírus ; ensino remoto ; google forms ; kahoot
  • É parte de: Holos (Natal, RN), 2021-08, Vol.4, p.1-16
  • Descrição: Diante o cenário pandêmico do novo coronavírus, SARS-CoV2, as unidades educacionais investiram no ensino remoto se adaptando e reinventando o processo de ensino-aprendizagem em meio a incertezas e limitações de diversas ordens. O presente estudo objetivou avaliar o uso de algumas metodologias alternativas como formulário do Google Forms, Mapa conceitual, Kahoot e Curta-metragem. Observou-se que o formulário Google Forms assim como o Curta-Metragem tiveram uma aceitação de 90% dos alunos, 60% afirmaram que o mapa conceitual melhorou o entendimento do conteúdo Metabolismo Energético e 90,9% obtiveram pontuação acima da média 7 (sete) durante o Kahoot. Portanto, a implementação de metodologias alternativas como método avaliativo a fim de estimular o protagonismo discente durante o ensino remoto se mostrou positiva, permitindo aos licenciandos exercer autonomia na elaboração e execução de atividades na construção do seu conhecimento e dos demais colegas, assim oportunizando a experiência da prática docente durante a graduação.
  • Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.