skip to main content

Ensaio bidirecional em estacas moldadas in loco: técnicas de execução e métodos de interpretação, com aplicação a casos de obras.

Dada, Thais Lucouvicz

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2019-09-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ensaio bidirecional em estacas moldadas in loco: técnicas de execução e métodos de interpretação, com aplicação a casos de obras.
  • Autor: Dada, Thais Lucouvicz
  • Orientador: Massad, Faiçal
  • Assuntos: Prova De Carga; Célula Expansiva; Células; Curva Carga-Recalque Equivalente; Ensaio Bidirecional; Fundações Por Estacas; Pile Load Test; Pile Foundations; Expansive Cell; Equivalent Top-Down Curve; Bi-Directional Test
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Civil
  • Descrição: O ensaio bidirecional foi desenvolvido no Brasil por Silva (1983). É um tipo de prova de carga estática em estacas, entretanto, carece de normatização no Brasil. Para sua execução, instalam-se uma ou mais células expansivas (expancells, ou O-cells), em geral, junto à ponta da estaca. As células empurram o fuste para cima e a ponta para baixo, sem haver a necessidade de sistemas de reação. São obtidas curvas de carga-deslocamento do fuste e da ponta, que permitem: a) separar as parcelas de atrito lateral e resistência de ponta real, ou \"ponta fictícia\"; e b) estimar a curva-carga recalque equivalente para carregamentos a partir do topo da estaca. Há uma variedade de métodos disponíveis em bibliografia para essa estimativa, sendo necessária uma seleção prévia dos métodos a serem utilizados. Entretanto, frequentemente ocorre a interrupção prematura do ensaio, face ao esgotamento ou somente do atrito lateral, ou da resistência de ponta, dificultando a interpretação dos resultados. Outra questão que necessita de estudos é a possível influência do alívio de tensões, devido ao levantamento do fuste, no comportamento da ponta. Nesse contexto, os objetivos da presente pesquisa foram apresentar um estudo das técnicas executivas do ensaio bidirecional, incluindo a questão da sua interrupção prematura, e a aplicação prática dos métodos de interpretação dos resultados. Foram estudadas doze estacas de obras no Brasil, incluindo estacas raiz, ômega, hélice contínua e estacões, submetidas ao ensaio bidirecional. Para a obtenção das curvas equivalentes, utilizaram-se quatro métodos de interpretação, sendo dois selecionados da bibliografia e dois propostos na presente pesquisa. Todas as curvas equivalentes obtidas resultaram semelhantes entre si, considerando a mesma hipótese de compressibilidade da estaca. Por fim, estimouse a magnitude do alívio de carga na ponta, devido ao levantamento do fuste, sendo desprezível para os casos estudados.
  • DOI: 10.11606/D.3.2019.tde-21102019-153221
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2019-09-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.