skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Lina Bo Bardi e a experiência da restauração no Brasil

CERÁVOLO, ANA LÚCIA

Anais do Museu Paulista, 2020, Vol.28 [Periódico revisado por pares]

Museu Paulista, Universidade de São Paulo

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Lina Bo Bardi e a experiência da restauração no Brasil
  • Autor: CERÁVOLO, ANA LÚCIA
  • Assuntos: Arquitetura Moderna ; Brasil ; HUMANITIES, MULTIDISCIPLINARY ; Lina Bo Bardi ; Patrimônio cultural ; Restauração ; Restauração arquitetônica
  • É parte de: Anais do Museu Paulista, 2020, Vol.28
  • Descrição: RESUMO O presente artigo tem como objetivo apresentar e aprofundar uma avaliação histórica e crítica da contribuição de Lina Bo Bardi à cultura arquitetônica brasileira e internacional, em particular para os fundamentos e a prática da restauração. A delimitação temporal se estende da década de 1960, quando a arquiteta projeta e executa a restauração do Solar do Unhão, em Salvador, adaptando-o para abrigar o Museu de Arte Moderna da Bahia, até a década de 1990, quando realiza suas últimas obras, antes de sua morte em 1992. A análise de algumas obras selecionadas, dentre as duas dezenas de projetos de restauração realizados, pretende contribuir, primeiramente, para identificar a coerência interna de sua produção, bem como para ponderar as transformações ocorridas ao longo do tempo. Pretende-se também explorar o diálogo que Lina Bo Bardi estabelece entre o ambiente italiano, as teorias da restauração e a prática brasileira. Por fim, objetiva-se que a análise proposta contribua para uma oportuna revisão da historiografia da arquitetura moderna paulista e brasileira, bem como colabore na construção da história da preservação do patrimônio cultural no país. ABSTRACT This article aims to present and deepen a historical and critical evaluation of the Lina Bo Bardi’s contribution to the Brazilian and international architectural culture, in particular to the foundations and practice of restoration. The temporal delimitation extends from the 1960s, when the architect designs and executes the restoration of the Solar do Unhão in Salvador, adapting it to the Museum of Modern Art of Bahia, until the 1990s, when she performs her latest works, before the death in 1992. The analysis of some selected works, among the two dozen restoration projects carried out, intends to contribute, first, to identify the internal coherence of its production, as well as to ponder the transformations that have occurred over time. It is also intended to explore the dialogue that Lina Bo Bardi establishes between the Italian environment, the theories of restoration and Brazilian practice. Finally, it is intended that the proposed analysis contributes to a timely review of the historiography of modern architecture in São Paulo and Brazil, as well as collaborate in the construction of the history of the preservation of cultural heritage in the country.
  • Editor: Museu Paulista, Universidade de São Paulo
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.