skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Um corpo que cai as histórias em quadrinhos no ensino de física

Leonardo André Testoni Maria Lucia Vital dos Santos Abib

2004

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.21 T345c )(Acessar)

  • Título:
    Um corpo que cai as histórias em quadrinhos no ensino de física
  • Autor: Leonardo André Testoni
  • Maria Lucia Vital dos Santos Abib
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); HISTÓRIA EM QUADRINHOS (EDUCAÇÃO); ENSINO E APRENDIZAGEM; PRÁTICA DE ENSINO
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As Histórias em Quadrinhos (HQ) vêm, há mais de um século, divertindo, informando e educando seus leitores. Seu código de formatação próprio e linguagem universal têm influenciado a formação cultural de várias gerações. Dado esse potencial, o presente trabalho enfoca a utilização das Histórias em Quadrinhos como instrumento para o ensino de física. Com essa perspectiva, apresenta-se nessa investigação uma proposta de utilização das HQ em sala de aula e analisa-se os resultados de sua implementação para o ensino do princípio da inércia. Embasados em um referencial construtivista de ensino, e partindo da hipótese de que a História em Quadrinhos apresenta uma série de características lúdicas e psico-lingüísticas apropriadas ao processo de ensino e aprendizagem, elaboramos uma HQ que buscasse instigar o aluno na busca da resolução de um problema envolvendo a 1a lei de Newton, procurando interpretar a influência desta proposta à luz da Teoria de Mudança Conceitual. Os dados do estudo, obtidos através de questionários, entrevistas, observações de aulas e documentos com cerca de 50 alunos de duas classes da oitava série do ensino fundamental, evidenciam resultados e indícios favoráveis quanto à aprendizagem do referido conceito científico, envolvimento e possibilidades de criatividade por parte dos alunos que utilizaram a História em Quadrinhos no ambiente escolar e à apropriação da proposta por parte da professora que aplicou o projeto em sala de aula
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 158 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.