skip to main content

Sistema de frequência modulada (FM) avaliação da transparência

Sarah Martelletto Bueno Regina Tangerino Souza Jacob; Aline D Cruz; Erika C Bucuvic; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (23. 2015 Bauru)

Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015

São Paulo Universidade de São Paulo 2015

Localização: FOB - Fac. Odontologia de Bauru    (B862s )(Acessar)

  • Título:
    Sistema de frequência modulada (FM) avaliação da transparência
  • Autor: Sarah Martelletto Bueno
  • Regina Tangerino Souza Jacob; Aline D Cruz; Erika C Bucuvic; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (23. 2015 Bauru)
  • Assuntos: AUDIOLOGIA; APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL; PERDA AUDITIVA -- REABILITAÇÃO
  • É parte de: Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015
  • Notas: Monografia apresentada à Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo, para a conclusão do curso de Graduação em Fonoaudiologia
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Objetivos: Comparar os resultados da avaliação das características eletroacústicas (transparência) dos Sistemas de FM adaptados em dois Serviços de Saúde Auditiva com o protocolo indicado pelo guia de boas práticas da Academia Americana de Audiologia (AAA): diferença de 2 (3)dB ou 5 dB entre as curvas de saída para uma entrada de 65dB para os microfones do sistema de FM e do AASI. Métodos/Procedimentos: O trabalho foi realizado na Clínica de Fonoaudiologia da FOB e na Divisão da Saúde Auditiva – HRAC da USP/campus Bauru. Foram coletadas informações sobre a avaliação das características eletroacústicas dos Sistemas de FM de 124 prontuários com os seguintes critérios de inclusão: Paciente com idade entre 5 e 17 anos; Perda auditiva leve a profunda; Usuários de Sistema de FM. Foram excluídos 10 prontuários da análise final devido ao AASI quebrado, dados não encontrados no prontuário e mau funcionamento do Sistema de FM. Resultados: Ambos os serviços adotam em seus protocolos a mensuração das características eletroacústicas para adaptação do Sistema de FM. No gráfico 1 é possível observar os sistemas de FM transparentes, os que ultrapassaram os valores recomendados pela AAA, e quando não foi realizada a medida de transparência por ser usuário de AASI unilateral e/ou por não ser possível a obtenção da medida por motivos técnicos. (gráfico)
    Conclusões: Nos dois serviços de Saúde Auditiva do SUS analisados os Sistemas de FM encontram-se em sua maioria transparentes de acordo com o recomendado pelo guia da AAA. Vale ressaltar que se o FM não estiver transparente a criança pode não ser beneficiada tanto quanto poderia pelo uso desta tecnologia assistiva por ganho insuficiente do FM, ou seja, a vantagem FM poderá não ocorrer. A criança também poderá perder informação de fala vinda dos colegas de classe e de outras pessoas que não estejam utilizando o transmissor do Sistema FM e não conseguir realizar adequado feedback acústico articulatório.
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: 1 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.