skip to main content

Educação mediada por tecnologia em disfagia orofaríngea proposta de ensino na graduação

Brenda Catalani Gabriele Ramos de Luccas; Giédre Berretin-Felix; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (25. 2017 Bauru)

Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017

São Paulo Universidade de São Paulo 2017

Localização: FOB - Fac. Odontologia de Bauru    (SRI )(Acessar)

  • Título:
    Educação mediada por tecnologia em disfagia orofaríngea proposta de ensino na graduação
  • Autor: Brenda Catalani
  • Gabriele Ramos de Luccas; Giédre Berretin-Felix; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (25. 2017 Bauru)
  • Assuntos: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA -- MÉTODOS; TECNOLOGIA -- MÉTODOS; TRANSTORNOS DE DEGLUTIÇÃO -- PREVENÇÃO E CONTROLE; ENSINO SUPERIOR; FONOAUDIOLOGIA -- MÉTODOS
  • É parte de: Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017
  • Notas: Disponível em: <https://uspdigital.usp.br/siicusp>. Acesso em: 03 maio 2018.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Objetivos: Verificar a efetividade do uso do ensino a distância, por meio da Plataforma Moodle, associado ao ensino presencial para o processo de aprendizagem dos alunos de graduação de fonoaudiologia na área de disfagia orofaríngea. Métodos e Procedimentos: Participaram dessa pesquisa 15 alunos matriculados na disciplina Clínica de Disfagia Orofaríngea – estágio supervisionado, do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, distribuídos em dois grupos, sendo o grupo 1 constituído por 8 alunos que cursaram a disciplina durante o segundo semestre de 2016 apenas de forma presencial, enquanto o grupo 2 contou com a participação de 7 alunos que participaram da disciplina no primeiro semestre de 2017, os quais realizaram atividades presenciais associadas com o ensino a distância (ensino híbrido). Ambas os grupos tiveram a mesma carga horária e conteúdo dentro da disciplina e os conhecimentos foram avaliados antes e após o processo educacional, por meio de um questionário específico contendo perguntas de múltipla escolha referentes ao conteúdo abordado na disciplina. Os resultados obtidos por meio da aplicação dos questionários antes e após a disciplina foram comparados por meio de análise estatística – teste T de Student. Resultados: Com relação às notas do questionário, o grupo de ensino presencial demostrou a média de 8,6 pré-disciplina e 9,1 após, sem diferença significante (p= 0,14). O grupo que vivenciou o ensino híbrido obteve média de 6,7 prédisciplina e 8,5 pós-disciplina, tendo sido encontrada diferença estatisticamente significativa entre as avaliações aplicadas nos dois momentos (p = 0,005). Conclusões: O uso do ensino presencial associado ao ensino à distância por meio da Plataforma Moodle provou ser efetivo no processo de aprendizagem dos alunos de graduação do curso de Fonoaudiologia na área de disfagia orofaríngea.
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: 1 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.