skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Educação mediada por tecnologia em disfagia orofaríngea proposta de ensino na graduação

Brenda Catalani Gabriele Ramos de Luccas; Giédre Berretin-Felix; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (25. 2017 Bauru)

Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017

São Paulo Universidade de São Paulo 2017

Localização: FOB - Fac. Odontologia de Bauru    (SRI )(Acessar)

  • Título:
    Educação mediada por tecnologia em disfagia orofaríngea proposta de ensino na graduação
  • Autor: Brenda Catalani
  • Gabriele Ramos de Luccas; Giédre Berretin-Felix; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (25. 2017 Bauru)
  • Assuntos: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA -- MÉTODOS; TECNOLOGIA -- MÉTODOS; TRANSTORNOS DE DEGLUTIÇÃO -- PREVENÇÃO E CONTROLE; ENSINO SUPERIOR; FONOAUDIOLOGIA -- MÉTODOS
  • É parte de: Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017
  • Notas: Disponível em: <https://uspdigital.usp.br/siicusp>. Acesso em: 03 maio 2018.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Objetivos: Verificar a efetividade do uso do ensino a distância, por meio da Plataforma Moodle, associado ao ensino presencial para o processo de aprendizagem dos alunos de graduação de fonoaudiologia na área de disfagia orofaríngea. Métodos e Procedimentos: Participaram dessa pesquisa 15 alunos matriculados na disciplina Clínica de Disfagia Orofaríngea – estágio supervisionado, do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, distribuídos em dois grupos, sendo o grupo 1 constituído por 8 alunos que cursaram a disciplina durante o segundo semestre de 2016 apenas de forma presencial, enquanto o grupo 2 contou com a participação de 7 alunos que participaram da disciplina no primeiro semestre de 2017, os quais realizaram atividades presenciais associadas com o ensino a distância (ensino híbrido). Ambas os grupos tiveram a mesma carga horária e conteúdo dentro da disciplina e os conhecimentos foram avaliados antes e após o processo educacional, por meio de um questionário específico contendo perguntas de múltipla escolha referentes ao conteúdo abordado na disciplina. Os resultados obtidos por meio da aplicação dos questionários antes e após a disciplina foram comparados por meio de análise estatística – teste T de Student. Resultados: Com relação às notas do questionário, o grupo de ensino presencial demostrou a média de 8,6 pré-disciplina e 9,1 após, sem diferença significante (p= 0,14). O grupo que vivenciou o ensino híbrido obteve média de 6,7 prédisciplina e 8,5 pós-disciplina, tendo sido encontrada diferença estatisticamente significativa entre as avaliações aplicadas nos dois momentos (p = 0,005). Conclusões: O uso do ensino presencial associado ao ensino à distância por meio da Plataforma Moodle provou ser efetivo no processo de aprendizagem dos alunos de graduação do curso de Fonoaudiologia na área de disfagia orofaríngea.
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: 1 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.