skip to main content

Comparação quantitativa e qualitativa de biofilmes produzidos por Fusobacterium nucleatum isolados de canais radiculares

G. B. Gonçalves M Cárdenas; Marcia Sirlene Zardin Graeff; R. Z Midena; Marco Antonio Hungaro Duarte; Flaviana Bombarda de Andrade; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Luiz Fernando Pegoraro" (30. 2017 Bauru)

Journal of Applied Oral Science Bauru v. 25, sp. issue, p. 87, res. E17, 2017.

Bauru 2017

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Comparação quantitativa e qualitativa de biofilmes produzidos por Fusobacterium nucleatum isolados de canais radiculares
  • Autor: G. B. Gonçalves
  • M Cárdenas; Marcia Sirlene Zardin Graeff; R. Z Midena; Marco Antonio Hungaro Duarte; Flaviana Bombarda de Andrade; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Luiz Fernando Pegoraro" (30. 2017 Bauru)
  • Assuntos: BIOFILMES; FUSOBACTERIUM; CANAL RADICULAR
  • É parte de: Journal of Applied Oral Science Bauru v. 25, sp. issue, p. 87, res. E17, 2017.
  • Notas: Disponível em: <http://web.fob.usp.br/biblioblog/eventos/jaosv25spissue2017.pdf>. Acesso em: 19 dez. 2017.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O biovolume (análise quantitativa) e viabilidade celular (qualitativa) de biofilmes de Fusobacterium nucleatum , isolados de canais radiculares de pacientes atendidos na clínica de Endodontia da FOB-USP, foram comparados por meio de Microscopia confocal de varredura a laser (MCVL). Foram utilizados dentes bovinos para a confecção de blocos de dentina. Os mesmos foram lixados em politriz, esterilizados em autoclave e divididos em 5 grupos (n=11) de cepas bacterianas de F. nucleatum que foram isoladas de canais radiculares e uma cepa padronizada ATCC. Realizou-se a confirmação da pureza das cepas através da coloração de Gram e morfologia colonial, realizada várias vezes durante o experimento. Os blocos foram colocados em uma placa de 24 poços, para a formação de biofilme sobre os mesmos durante uma semana, com trocas diárias de meio de cultura, sobre uma plataforma agitadora em velocidade constante dentro de cabine de anaerobiose. Foi utilizado o corante Life & Dead em MCVL para visualizar os biofilmes, através do software Leica AF Lite em quatro áreas de cada bloco de dentina. No programa BioimageL v2-1, foi realizada a quantificação volumétrica (biovolume) dos biofilmes e as porcentagens das bactérias vivas (verdes) e mortas (vermelhas) por meio da fluorescência emitida. As medianas de biovolumes das cepas clínicas variaram de 13058 a 19438 μm3, enquanto que a cepa ATCC apresentou mediana de 70288 μm3, estatisticamente diferente dos anteriores, pelo teste de Kruskall-Wallis e Dunn (p<0,05). Dentro dos biofilmes, todas as cepas apresentaram intensa viabilidade bacteriana, variando de 97 a 98%, sem diferença estatística entre as mesmas.
    Conclui-se assim, que a cepa ATCC formou a maior quantidade de biofilme quando comparada com as outras cepas no entanto todas demonstraram intensa viabilidade celular e que nas condições deste experimento, as cepas clínicas não produziram biofilme suficiente de forma isolada (monoespécies)em relação à cepa padrão.
  • Editor: Bauru
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 87, res. E17.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.