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Teaching methodology: epistemological issues in the proposal of 33 teaching programs of the discipline in journalism courses; Ensinar metodologia: questões epistemológicas nas proposições de 33 programas de ensino da disciplina em cursos de jornalismo

Martino, Luís Mauro Sá; Grohmann, Rafael

Comunicação & Educação; v. 22 n. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 21-35

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2017-11-16

Acesso online

  • Título:
    Teaching methodology: epistemological issues in the proposal of 33 teaching programs of the discipline in journalism courses; Ensinar metodologia: questões epistemológicas nas proposições de 33 programas de ensino da disciplina em cursos de jornalismo
  • Autor: Martino, Luís Mauro Sá; Grohmann, Rafael
  • Assuntos: Metodologia; Epistemologia; Teoria Da Comunicação; Ensino; Metodologia De Pesquisa Em Comunicação; Method; Epistemology; Communication Theory; Teaching; Method Of Communication Research
  • É parte de: Comunicação & Educação; v. 22 n. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 21-35
  • Descrição: The “research methods” discipline, as taught in undergraduate communication courses, can be seen as a microcosmos of the ongoing epistemological debates in the area. This paper analyses syllabi gathered from 30 Brazilian universities to outline what is thought about this name in communication programs with major in journalism. The analysis indicate three elements: (a) the concern about questions on knowledge and science surpass those on communication; (b) epistemology is shadowed by writing and formatting technique; (c) the particularities of communication research are not often addressed.
    A disciplina “metodologia de pesquisa”, tal como ensinada nas graduações de comunicação, pode ser vista como um microcosmos das questões epistemológicas da área. Este artigo analisa os programas de ensino de trinta universidades para delinear algo do que se pensa sob esse nome nos cursos de comunicação com habilitação em jornalismo. A análise indica três elementos: (a) há uma preocupação maior com questões sobre conhecimento e ciência do que com comunicação; (b) escrita e formatação superam problemáticas epistemológicas; assim como (c) as particularidades da pesquisa em comunicação quase não são endereçadas.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/131543/135562
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2017-11-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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