skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A Importância da Reflexão no Estágio Curricular na Licenciatura em Enfermagem: Uso de Heurísticos

Vaz, Débora Rodrigues; Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto De; Almeida, Denise Maria De; Prado, Cláudia; Pina-Oliveira, Alfredo Almeida; Fernandes, Maria De Fatima Prado

Revista de Graduação USP; v. 2 n. 2 (2017); 65-73

Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Graduação 2017-07-04

Acesso online

  • Título:
    A Importância da Reflexão no Estágio Curricular na Licenciatura em Enfermagem: Uso de Heurísticos
  • Autor: Vaz, Débora Rodrigues; Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto De; Almeida, Denise Maria De; Prado, Cláudia; Pina-Oliveira, Alfredo Almeida; Fernandes, Maria De Fatima Prado
  • Assuntos: Higher Education; Nursing; Internship; Learning; Heuristic; Educação Superior; Enfermagem; Estágio; Aprendizagem; Heurístico
  • É parte de: Revista de Graduação USP; v. 2 n. 2 (2017); 65-73
  • Descrição: This paper presents a heuristic creation process in order to encourage reflection on interpersonal relations and their emotional and communicational dimensions during Nursing Baccalaureate supervised internship related to Licensed Practical Nurses’ preparation. We performed a translation, adaptation, reorganization and development of a heuristic which focuses on experiential learning during Nursing Baccalaureate’s internship. A reflexive 53 item-instrument was yielded evincing four dimensions: Nursing student-supervisor teacher relationships, Nursing student-health services workers relationships, Nursing student-Licensed Practical Nursing students relationships and Nursing students relationships among themselves. The use of heuristic may contribute to relevant reflection regarding Nursing Baccalaureate’s internship and it helps Nursing students to (re) think their performance with the purpose of achieving personal and teaching skills improvement from their own emotions, interpersonal relationships and communicative strategies analysis influencing their teaching and learning process.
    O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um heurístico para estimular a reflexão sobre o clima emocional e as dimensões relacional e comunicacional no estágio curricular supervisionado no curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. A metodologia consistiu na tradução, adaptação, reorganização e desenvolvimento de um heurístico com foco na vivência durante os estágios curriculares supervisionados da Licenciatura em Enfermagem. O heurístico é composto por 53 indagações reflexivas que evidenciam quatro dimensões: o relacionamento entre o licenciando e o professor supervisor; entre o licenciando e os funcionários das instituições de saúde; entre os licenciandos e os estudantes; e entre os próprios licenciandos. O uso do heurístico pode contribuir para a reflexão sobre o estágio curricular supervisionado e auxiliar o licenciando a (re)pensar seu desempenho com vistas ao seu aprimoramento pessoal e docente a partir da análise de suas próprias emoções, relações interpessoais e estratégias de comunicação que podem interferir em seu processo de ensino e de aprendizagem.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/123908/130065
  • Editor: Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Graduação
  • Data de criação/publicação: 2017-07-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.