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Advertising platformisation in virtual reality immersive environments: metaverses, brands and believability/Plataformizacao da publicidade em ambientes imersivos da realidade virtual: metaversos, marcas e acreditabilidade

Borba, Zilles

Comunicação, Mídia e Consumo, 2023-01, Vol.20 (57), p.68

Associacao Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

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  • Título:
    Advertising platformisation in virtual reality immersive environments: metaverses, brands and believability/Plataformizacao da publicidade em ambientes imersivos da realidade virtual: metaversos, marcas e acreditabilidade
  • Autor: Borba, Zilles
  • É parte de: Comunicação, Mídia e Consumo, 2023-01, Vol.20 (57), p.68
  • Descrição: This article approaches the advertising communication in immersive Virtual Reality (VR). In a theoretical and empirical research, reflections are tensioned and articulated on brands appropriation of VR medium characteristics --based on the phenomenon of believability--to produce communication experiences with potential consumers. In addition to theoretical review on advertising and promotional industries, VR and the concept of believability in immersive environments (metaverses, simulators, videogames), the article does a practical exercise to explore an advertising case. Based on qualitative data, the plataformisation in immersive environments is discussed, as well the role of believability dimensions to study brand communication in VR. Keyword: Virtual reality; metaverse; advertising; promotional industry; brand communication. O artigo aborda a comunicacao publicitaria em plataformas imersivas da Realidade Virtual (RV). Numa pesquisa teorica e empirica sao tensionadas e articuiadas refiexoes sobre as marcas se apropriarem das caracteristicas do meio RV--a partir do fenomeno da acreditabilidade--para produzir experiencias de comunicacao com potenciais consumidores. Aiem da revisao teorica sobre publicidade e industrias promocionais, da RV e do conceito de acreditabilidade em ambientes imersivos (metaversos, simuladores e videogames), o artigo faz exercicio pratico de exploracao a uma peca publicitaria. Assim, a partir de dados qualitativos, discute-se a plataformizacao da publicidade em ambientes imersivos, bem como o papei de dimensoes da acreditabilidade para estudar a comunicacao das marcas em RV. Palavras-chaves: Realidade virtual; metaverso; publicidade; industrias promocionais; comunicacao das marcas.
  • Editor: Associacao Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
  • Idioma: Português

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