skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Tecnologia, trabalho e educação: perspectivas, estratégias e trajetórias dos jovens no mercado de trabalho informacional

Vinha, Tatiana Fonseca

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2007-10-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Tecnologia, trabalho e educação: perspectivas, estratégias e trajetórias dos jovens no mercado de trabalho informacional
  • Autor: Vinha, Tatiana Fonseca
  • Orientador: Martins, Heloisa Helena Teixeira de Souza
  • Assuntos: Formação Profissional; Tecnologia Da Informação; Mercado De Trabalho; Juventude; Inserção Ocupacional; Labour Market; Occupational Insertion; Professional Education; Information Technology; Youth
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa foi contribuir para a reflexão sobre a relação entre tecnologia, trabalho e educação a partir das perspectivas, estratégias e trajetórias dos jovens, estudantes e trabalhadores do setor de Tecnologia da Informação (TI), na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). As inovações tecnológicas vêm sendo consideradas uma das principais influências das transformações em diversas esferas da sociedade nos últimos anos, especialmente no mundo do trabalho, com a constituição daquilo que é chamado neste estudo de -mercado de trabalho informacional?. O efeito dessas transformações sobre a vivência educacional e profissional desses jovens é o foco desta pesquisa. Os resultados deste estudo mostram que: 1) Apesar do segmento juvenil ter sido favorecido em sua inserção ocupacional pela expansão das novas tecnologias da informação na sociedade, a própria dinâmica do mercado de trabalho informacional, bem como suas novas exigências por competências técnicas e comportamentais, acabaram desfavorecendo os jovens das classes mais pobres. 2) A flexibilização da formação de nível superior e a corrida por capacitação para atender às qualificações demandadas pelo mercado de trabalho fazem com que os estudantes apresentem uma relação cada vez mais instrumental com a educação, influenciando negativamente a qualidade da formação dos profissionais do setor de TI.
  • DOI: 10.11606/D.8.2007.tde-02012008-105649
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2007-10-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.