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NUO Ópera-Lab. da autoetnografia à trans-ópera São Paulo

Paulo Maron Diósnio Machado Neto

2018

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t782.1 M354n (anexo) )(Acessar)

  • Título:
    NUO Ópera-Lab. da autoetnografia à trans-ópera São Paulo
  • Autor: Paulo Maron
  • Diósnio Machado Neto
  • Assuntos: ÓPERA; ETNOMUSICOLOGIA; ETNOGRAFIA; MUSICOLOGIA; TEATRO; CRIAÇÃO ARTÍSTICA; Autoethnography; Autoetnografia; Ethnomusicology; Etnomusicologia; Theatre; Transdisciplinaridade; Transdisciplinarity
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Música;O pendrive que acompanha a tese não está disponível para empréstimo. A Biblioteca fez uma cópia em DVD-R para empréstimo: DVD-R - t782.1 M354n (anexo)
  • Descrição: Caderno de pré-texto/apresentação -- Caderno prólogo e epílogo -- Caderno autoetnografia como caminho --Caderno montagens -- Caderno divertere -- Caderno processo -- Caderno espaço núcleo -- Caderno pensando ópera -- Caderno epílogo, prólogo e sopa -- Caderno pós texto com 5 partituras em anexo -- 1 pen-drive com áudio, vídeos e partituras em pdf
    A autoetnografia tem sido utilizada em pesquisas em musicologia e, especialmente, em etnomusicologia, na busca de formas contemporâneas de aproximação entre a experiência artística e as exigências acadêmicas. Este trabalho apresenta uma autoetnografia em diálogo com os artistas que se juntaram a nós, o que permitiu a descrição de quatorze anos de existência do NUO-Opera. Portanto, o objetivo desta investigação é narrar, contextualizar e situar nos campos das artes (teatro, música, dança e performance) e sociedades (contexto político, econômico e social em que vivemos) o que me levou a construir uma proposta de criação e produção artística em ópera na cidade onde nasci, cresci e onde escolhi ser artista. Esta narrativa foi destinada não apenas a uma visão geral do trabalho realizado pela NUO, mas, tomando-o como eixo, proporcionou a identificação de questões retóricas ao longo das descrições que, por sua vez, nos levaram a dialogar com historiadores e diretores que escreveram sobre o conceito e o significado da ópera. Esses processos reflexivos nos levam a acreditar que a existência de uma casa-teatro e que o fazer ópera em uma perspectiva transdisciplinar permite a realização de um percurso singular no campo das artes e especialmente da ópera. A ideia da ópera como gênero transdisciplinar surge em nossas escolhas artísticas, mas também é apresentada nas descrições de pesquisas e no fazer de artistas que têm concebido e proposto espetáculos e performances operísticas ao longo do tempo. Ao final nós podemos conceber que a ópera não é apenas a adição ou a sobreposição de outras práticas artísticas, mas transita entre elas e isso está de acordo com nossas escolhas e propostas artísticas no NUO-Opera Laboratório
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: 129 p il. 10 pastas em caixa (31,5 x 24,5 x 4 cm) 1 pen drive.
  • Idioma: Português

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