skip to main content

Uma história da radioatividade para a escola básica: desafios e propostas

Gomes, Tauan Garcia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2015-09-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Uma história da radioatividade para a escola básica: desafios e propostas
  • Autor: Gomes, Tauan Garcia
  • Orientador: Forato, Thaís Cyrino de Mello
  • Assuntos: Ensino De Ciências; História Da Ciência; Radioatividade; History Of Science; Radioactivity; Science Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Nas últimas décadas cresceu o número de pesquisas que defendem os benefícios do uso da História da Ciência na educação científica, entretanto, surgiram também estudos apontando diversas dificuldades para tal fim, inclusive quanto à carência de propostas efetivas para a sala de aula. A partir deste impasse, desenvolvemos uma pesquisa que elabora e analisa o processo de construção de uma abordagem didática da história da radioatividade para o Ensino Médio para ser utilizada por professores de química e de física. Selecionamos aspectos da pesquisa sobre radioatividade, desde seu inicio -- entre as décadas de 1890 e de 1900 -- às suas aplicações, durante o século XX, como tema para a construção de uma proposta didático-metodológica para ensino de física e de química. Além de conceitos científicos, tais episódios permitem discussões metacientíficas, por exemplo, diferenciando a descoberta de um fenômeno natural da construção de explicações sobre ele e a compreensão da ciência enquanto fazer coletivo. Utilizamos como apoio metodológico uma proposta que se propõe a lidar com obstáculos apontados pela literatura, fundamentando a seleção e adaptação de conteúdos históricos na proposição de atividades didáticas, a partir de cada contexto educacional e dos objetivos epistemológicos estabelecidos pelo autor/pesquisador. Oferecemos como resultados desta pesquisa o planejamentos para as aulas, os textos para os alunos (material didático) e para o professor e a análise sobre a construção da proposta, que pode auxiliar outras pesquisas na área.
  • DOI: 10.11606/D.81.2015.tde-25112015-141635
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2015-09-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.