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Estudo das representações visuais em questões de química dos exames vestibulares de universidade públicas do Estado de São Paulo

Jéssica da Silva Gaudêncio Guilherme Andrade Marson

2015

Localização: CQ - Conjunto das Químicas    (T 540.07 G266e ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Estudo das representações visuais em questões de química dos exames vestibulares de universidade públicas do Estado de São Paulo
  • Autor: Jéssica da Silva Gaudêncio
  • Guilherme Andrade Marson
  • Assuntos: QUÍMICA (ESTUDO E ENSINO); VESTIBULAR; UNIVERSIDADE PÚBLICA; Ensino De Quimica
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa apresenta uma análise multifacetada para a classificação das representações visuais presentes em questões de química de exames vestibulares de cinco grandes universidades públicas paulistas: USP, UNICAMP, UFSCAR, UNESP e UNIFESP no período de 2007 a 2011. Os vestibulares da UFSCAR e UNIFESP utilizaram o exame do ENEM a partir de 2009 como processo de seleção, assim o exame também foi analisado. Foram encontradas 252 questões contendo representações visuais em provas de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Alguns exemplos dessas representações incluem gráficos, fluxogramas, diagramas, tabelas, e equações químicas. As representações visuais foram analisadas quanto a suas relações com o texto, sua funcionalidade, conteúdos químicos envolvidos na questão e as habilidades cognitivas requisitadas. Os resultados indicam, de modo geral, que as representações visuais mais frequentes são as equações químicas e as representações bidimensionais da estrutura molecular, com predominância de conteúdos de química orgânica e físico-química. Quanto a relação texto e imagem, destaca-se a grande ocorrência de casos nos quais a integração texto e imagem é necessária para a resolução da questão. No tocante à funcionalidade das representações visuais, salienta-se que: i - as provas envolvem em suas questões ilustrações que necessitam do conhecimento químico para suas interpretações; ii - há predominância de imagens menos realistas e mais interpretativas; iii - a grande ocorrência de etiquetas verbais nominativas. A ênfase em questões de memorização contendo representações visuais também foi investigada adotando-se o referencial de Zoller (1993, 1997, 1999, 2001) para classificar as questões quanto às habilidades cognitivas requisitadas: de alta ou baixa ordem. (CONTINUA)
    (CONTINUAÇÃO) Os resultados indicam que questões que demandam habilidades cognitivas de baixa ordem são predominantes nas provas de conhecimentos gerais, e questões que demandam habilidades cognitivas de alta ordem em provas de conhecimentos específicos.
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: 159 p.
  • Idioma: Português

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