skip to main content

Variação isotópica em peixes de riachos com influência de diferentes usos do solo

Débora Reis de Carvalho Diego Marcel Parreira de Castro; Marcos Callisto; Marcelo Zacharias Moreira; Paulo Santos Pompeu; Congresso Brasileiro de Zoologia (30. 2014 Porto Alegre)

Caderno de resumos Curitiba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2014

Curitiba Sociedade Brasileira de Zoologia 2014

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Variação isotópica em peixes de riachos com influência de diferentes usos do solo
  • Autor: Débora Reis de Carvalho
  • Diego Marcel Parreira de Castro; Marcos Callisto; Marcelo Zacharias Moreira; Paulo Santos Pompeu; Congresso Brasileiro de Zoologia (30. 2014 Porto Alegre)
  • Assuntos: USO DO SOLO; COMUNIDADES AQUÁTICAS
  • É parte de: Caderno de resumos Curitiba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2014
  • Descrição: Estudos abordando a influência do uso do solo sob as comunidades aquáticas vêm ganhando espaço nos últimos anos, principalmente no que se refere às propriedades energéticas do ecossistema. Modificações na paisagem, decorrentes da substituição de mata nativa por sistemas de cultivo e pastagens, têm potencial de alterar as teias tróficas dos ambientes aquáticos. Nesse cenário, a ferramenta isótopos estáveis se apresenta como uma alternativa metodológica, pois permite um estudo mais aprofundado dos ciclos de matéria e energia nesses ambientes. Os isótopos de carbono (13C) e nitrogênio (15N) são os mais amplamente utilizados, pois fornecem informações das fontes de carbono e dos níveis tróficos em teias alimentares, respectivamente. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar a variação isotópica de carbono e nitrogênio em cinco espécies de peixes presentes em riachos com influência de diferentes usos do solo. Foram amostrados nove riachos afluentes do reservatório de São Simão, sendo três com influência de plantação de cana, três localizados em pastagens e três preservados. As espécies Aspidoras fuscoguttatus, Astyanax altiparanae, Characidium zebra, Hisonotus piracanjuba e Knodus moenkhausii presentes em todos os riachos avaliados, foram coletadas, processadas e encaminhadas para análise isotópica em laboratórios especializados. As fontes de carbono disponíveis para as comunidades aquáticas também foram coletadas nos riachos estudados. Para as cinco espécies de peixes as proporções de carbono (13C) e nitrogênio (15N) foram comparadas através de ANOVA. Todas as espécies apresentaram variação no nitrogênio, sendo que os maiores valores foram encontrados em riachos com influência de plantação de cana ou pastagens. Por outro lado, a assinatura de carbono foi diferente nas espécies Astyanax altiparanae, Hisonotus piracanjuba e K
  • Editor: Curitiba Sociedade Brasileira de Zoologia
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 969.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.