skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Aprendizagem cooperativa no ensino de química: investigando uma atividade didática elaborada no formato jigsaw

Teodoro, Daniel Lino

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química de São Carlos 2011-02-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Aprendizagem cooperativa no ensino de química: investigando uma atividade didática elaborada no formato jigsaw
  • Autor: Teodoro, Daniel Lino
  • Orientador: Queiroz, Salete Linhares
  • Assuntos: Jigsaw; Aprendizagem Cooperativa; Ensino De Química; Jigsaw; Chemistry Teaching; Cooperative Learning
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Desde o início da década de setenta, a discussão a respeito das formas de organização e da efetividade das atividades didáticas pautadas nos princípios da aprendizagem cooperativa vem se destacando em vários países europeus e na América do Norte, entretanto no Brasil são ainda escassas as pesquisas dedicadas à temática, especialmente no ensino de Química.
    A aprendizagem cooperativa apresenta como característica chave a sua natureza social, pois os estudantes interagem e compartilham suas ideias melhorando sua compreensão individual e mútua. Nesse contexto, aplicamos uma atividade didática de caráter cooperativo (formato jigsaw), em disciplina de comunicação científica oferecida a graduandos em Química, na qual investigamos a dinâmica das interações estabelecidas entre os alunos, dentro dos seus respectivos grupos, a partir da análise das seguintes dimensões: funções da fala, processamento cognitivo e processamento social. Para tanto, nos baseamos no Modelo Analítico proposto por Kumpulainen e Mutanen. De forma complementar, analisamos as percepções dos alunos com relação à atividade.
    As interações foram realizadas apresentando como predominante o processamento social do tipo colaborativo e os alunos fizeram uso das funções de fala de forma igualitária. Estas foram também marcadas pela presença do processamento cognitivo exploratório, que somado ao uso de funções de fala do tipo críticas, indicam que a atividade foi rica em possibilidades cognitivas.
    Desta forma, as três dimensões analisadas sugerem que a atividade se mostrou efetiva, no que diz respeito ao desenvolvimento de condições para aprendizagem cooperativa com foco no desenvolvimento de habilidades sociais, sem, no entanto, comprometer o aprendizado de conteúdos da disciplina. As percepções dos alunos com relação à atividade indicaram a sua boa receptividade. Ademais, os alunos destacaram a importância da sua realização para uma melhor resolução dos problemas propostos. Assim, acreditamos que atividades cooperativas, especialmente aquelas no formato jigsaw, podem ser realizadas com sucesso no ensino superior de Química, sendo relevantes para a formação dos graduandos.

  • DOI: 10.11606/D.75.2011.tde-11042011-163547
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2011-02-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.