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Formação de conceitos da termoquímica em meio a relações CTSA e questões sociocientíficas: contribuições da Teoria da Atividade Histórico-Cultural

Felicio, Beatriz Vivian Schneider

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2018-05-25

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    Formação de conceitos da termoquímica em meio a relações CTSA e questões sociocientíficas: contribuições da Teoria da Atividade Histórico-Cultural
  • Autor: Felicio, Beatriz Vivian Schneider
  • Orientador: Matos, Mauricio dos Santos
  • Materias: Teoria Histórico-Cultural; Teoria Da Atividade; Formação De Conceitos; Ensino De Química; Educação Em Ciências; Concept Formation; Historical-Cultural Theory; Science Education; Chemistry Teaching; Activity Theory
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descripción: Este trabalho incide sobre um problema antigo e ainda atual observado na educação escolar: a ruptura entre os conteúdos disciplinares ensinados na escola e a vida do aluno fora dela. O aluno é apartado de uma forma de conhecimento que o torne consciente de sua realidade como sujeito ativo de sua história e da história humana. Esta separação é refletida na Educação em Ciências, sendo muitas as propostas que buscam proporcionar ao aluno um entendimento crítico do conhecimento científico, tais como a perspectiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), que aponta em direção à inclusão de questões sociais da realidade do aluno nas aulas de ciências. A motivação inicial deste trabalho baseou-se na busca de uma fundamentação teórica que pudesse nos ajudar a compreender o processo humano de apropriação do conhecimento, e, a partir desta compreensão, organizar uma aula de química que pudesse superar a referida ruptura. Nessa direção, assumimos como fundamentação teórica a Teoria da Atividade Histórico-Cultural, estabelecendo, como objetivo da tese, analisar o processo de formação de conceitos da termoquímica em meio a questões do contexto histórico-social do aluno mediadas por relações CTSA e por questões sociocientíficas. A pesquisa centrou seu foco no processo de aplicação de uma atividade de ensino, elaborada e aplicada em um curso pré-vestibular do movimento de Educação Popular da cidade de Ribeirão Preto, localizada no estado de São Paulo. A atividade de ensino foi desenvolvida numa perspectiva socioambiental crítica em relação à produção e ao uso de combustíveis pelo homem, sendo registradas todas as falas dos alunos durante as atividades, por meio do uso de câmeras dispostas estrategicamente para a coleta do áudio durante as atividades, como também desenvolvidas produções textuais, analisadas a partir de alguns referenciais teórico-metodológicos da Teoria da Atividade Histórico-Cultural. Como resultado da análise dos dados, observou-se que o processo de formação dos conceitos da termoquímica em meio ao contexto histórico-social do aluno é determinado pela estrutura e pelo movimento da atividade, o qual depende da preparação e mediação do professor, já que tanto a concretização e sistematização, como as generalizações, as apropriações e significações configuram-se como processos mediados. Observou-se, também, o papel relevante da mediação do professor em considerar os conceitos espontâneos do aluno como forma de proporcionar concretude aos conceitos científicos. Tanto nas interações de sala de aula quanto nos textos analisados, identificou-se que a apropriação de conceitos ocorreu por meio da união entre uma necessidade humana real e o conceito químico. Os conceitos científicos da termodinâmica, cujas formas de ação (operações) fundamentais não são executadas pelo aluno, mostraram ter desenvolvimento reduzido, enquanto os aspectos CTSA e as QSC, coordenados pela estrutura e movimento da atividade de ensino-aprendizagem, mostraram servir como instrumentos úteis para a interação do conhecimento químico com o contexto histórico-social do aluno.
  • DOI: 10.11606/T.81.2018.tde-25072018-135159
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Fecha de creación: 2018-05-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

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