skip to main content

Competency-based curriculum and active methodology perceptions of nursing students

Vania Daniele Paranhos Maria Manuela Rino Mendes

Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 18, n. 1, p. 109-115, 2010

Ribeirão Preto 2010

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd R 250 p.109-115 1818420 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Competency-based curriculum and active methodology perceptions of nursing students
  • Autor: Vania Daniele Paranhos
  • Maria Manuela Rino Mendes
  • Assuntos: ENFERMAGEM (ESTUDO E ENSINO); CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 18, n. 1, p. 109-115, 2010
  • Descrição: Objetivou-se identificar a percepção dos estudantes do bacharelado na EERP/USP, sobre o processo de ensino-aprendizagem, nas disciplinas Seminário Integrado: Processo Saúde-Doença/Cuidado na Política e Organização dos Serviços de Saúde, do primeiro ano, em 2005 e 2006, e Integralidade no Cuidado em Saúde I e II, do segundo ano, em 2006, cuja proposta era adotar metodologia ativa e currículo integrado, orientado por competência. Utilizou-se, na coleta de dados, avaliações escritas instituídas, realizadas por 62 estudantes ao final dessas disciplinas, focalizando sua pertinência, desenvolvimento de desempenhos, estrutura e dinâmica pedagógica, organização e cenários. Da análise temática realizada sobre essas avaliações, evidenciou-se que os estudantes gostam das disciplinas, destacaram o papel do professor/facilitador nos momentos do ciclo pedagógico e sua aprendizagem, registrados em portfolio. Valorizaram a experiência em cenário da Atenção Básica à Saúde, baseada na interlocução teórica à prática profissional e aproximação dos pressupostos do SUS, desde o princípio do curso
    Se tuvo por objetivo identificar la percepción de los estudiantes de bachillerato en la EERP/USP, sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje, en las disciplinas Seminario Integrado: Proceso Salud-Enfermedad/Cuidado en la Política y Organización de los Servicios de Salud, del primer año, en 2005 y 2006, e Integralidad en el Cuidado en Salud I y II, del segundo año, en 2006, cuya propuesta era adoptar metodología activa y currículo integrado, orientado por competencia. Se utilizó, en la recolección de datos, evaluaciones escritas instituidas, realizadas por 62 estudiantes al final de esas disciplinas, focalizando su pertinencia, desarrollo de desempeños, estructura y dinámica pedagógica, organización y escenarios. Del análisis temático realizado sobre esas evaluaciones, se evidenció el gusto de los estudiantes por esas disciplinas, ellos destacaron el papel del profesor/facilitador en los momentos del ciclo pedagógico y su aprendizaje, registrados en portfolio. Valorizaron la experiencia en el escenario de la Atención Básica a la Salud, basada en la interlocución - de la teoría a la práctica profesional y en la aproximación a las proposiciones del SUS, desde el comienzo del curso
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 109-115.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.