skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Ambiente virtual de aprendizagem em reanimação cardiorrespiratória em neonatologia

Rodrigues, Rita De Cassia Vieira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2008-05-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ambiente virtual de aprendizagem em reanimação cardiorrespiratória em neonatologia
  • Autor: Rodrigues, Rita De Cassia Vieira
  • Orientador: Peres, Heloisa Helena Ciqueto
  • Assuntos: Ressuscitação Cardiopulmonar; Neonatologia; Internet; Informática Em Enfermagem; Educação Em Enfermagem; Education Nursing; Neonatology; Nursing Informatics; Cardiopulmonary Resuscitation
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar um ambiente virtual de aprendizagem em reanimação cardiorrespiratória em Neonatologia. Consiste em um ambiente virtual de aprendizagem voltado ao ensino, atualização e capacitação de alunos de Graduação em Enfermagem. O estudo constituiu-se de uma pesquisa metodológica aplicada e de produção tecnológica. A metodologia para criação de ambientes virtuais de aprendizagem utilizou cinco fases: análise, desenho, desenvolvimento, avaliação e administração. O planejamento e o desenvolvimento do conteúdo e de todas as situações didáticas tiveram como base o design instrucional contextualizado, que propõe o desenho de atividades sistemáticas de ensino-aprendizagem em conformidade com o contexto, as necessidades e objetivos do aprendiz. Assim, o resultado foi a criação do ambiente virtual de aprendizagem denominado ENFNET. Este ambiente multimídia encontra-se hospedado no servidor da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e apresenta hipertextos, recursos de áudio, vídeo, imagens e simulação de casos clínicos. A avaliação do ENFNET foi realizada por alunos do Curso de Graduação em Enfermagem e por especialistas nas áreas de Informática, Educação, Neonatologia e Educação a Distância. Os especialistas em Informática avaliaram aspectos relacionados ao tempo de resposta, qualidade da interface, ferramentas e recursos utilizados no ambiente virtual de aprendizagem. Os alunos e demais especialistas avaliaram os seguintes elementos: aspectos educacionais, interface do ambiente e recursos didáticos. O ENFNET foi avaliado positivamente na maioria dos itens investigados e mostrou-se como uma estratégia importante para auxiliar na aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades e na capacitação profissional em enfermagem. Concluiu-se que, a metodologia de desenvolvimento utilizada foi fundamental para criar um ambiente virtual de aprendizagem dinâmico que poderá propiciar a aprendizagem ativa, a experimentação e a vivência de situações reais do cotidiano da profissão, bem como a capacitação do aluno para exercitar a tomada de decisões e atitudes de liderança em situações de urgências neonatais, baseadas na simulação de casos reais, promovendo o saber fazer reflexivo com o uso das tecnologias da informática e da informação
  • DOI: 10.11606/D.7.2008.tde-13062008-093356
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2008-05-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.