skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

As representações sociais dos alunos de graduaçäo em enfermagem sobre "ser velho" e "cuidar de velhos"

Márcia Regina Veneroni Novaes Alice Moreira Derntl

2001

Localização: FSP - Faculdade de Saúde Pública    (Mtr 1013 )(Acessar)

  • Título:
    As representações sociais dos alunos de graduaçäo em enfermagem sobre "ser velho" e "cuidar de velhos"
  • Autor: Márcia Regina Veneroni Novaes
  • Alice Moreira Derntl
  • Assuntos: ENFERMAGEM GERIÁTRICA; CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICA; CUIDADOS DE ENFERMAGEM; SAÚDE DO IDOSO; PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Objetiva identificar as representações sociais sobre "Ser Velho" e "Cuidar de Velhos", dos alunos de enfermagem do último ano de graduaçäo (4 ano). Estabeleceram-se alguns pressupostos que fundamentaram a metodologia de análise do discurso desses alunos: a existência ou näo de uma disciplina específica de Geronto/Geriatria; o relacionamento cotidiano com idosos; o contato com idosos durante a prática do cuidado de enfermagem nos estágios curriculares; trabalhar durante a graduaçäo; outros fatores. Realizaram-se entrevistas semi - estruturadas com dois grupos de alunos de 4 ano de graduaçäo de dois cursos distintos (Grupo 1 e Grupo 2, situados no estado de Säo Paulo. Um dos grupos (Grupo 2 ) possuía em sua grade curricular uma disciplina específica, obrigatória e com conteúdos Geronto/Geriátricos. A estratégia metodológica para análise das entrevistas foi a Análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Observou-se que os dois grupos de alunos entrevistados possuíam representações sociais muito semelhantes no que se refere ao "Ser Velho" e "Cuidar de Velhos". O Grupo 2 de alunos também representou "Cuidar de Velhos" como Ter um preparo teórico-científico específico. Com relaçäo a mudança na forma de ver o velho durante a graduaçäo identificou-se semelhanças entre grupos, aonde alguns alunos relataram näo terem modificado sua forma de ver o velho devido ao contato pregresso e freqüente com idosos no âmbito familiar e/ou no trabalho. Os alunos que
    apresentaram mudanças durante a graduaçäo na forma de ver o velho, atribuíram ao contato com idosos em estágios, à orientaçäo dos professores e à conscientizaçäo do próprio envelhecimento, a responsabilidade pelas mudanças (Grupo 1). Somente o Grupo 2 atribuiu à disciplina de Geronto/ Geriatria e ao estágio em Geriatria, a responsabilidade pela mudança em sua forma de ver o velho durante a graduaçäo. )O que nos leva a sustentar a importância da inclusäo de conteúdos Geronto/Geriátricos durante a graduaçäo do enfermeiro (AU)
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: [118]p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.