skip to main content

Aplicabilidade da proporção de tamanho dentário de Bolton em diferentes grupos étnicos

Thais Lima Rocha Arnaldo Pinzan; Thais Maria Freire Fernandes; José Fernando Castanha Henriques; Congresso da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial - ABOR (8. 2011 Belo Horizonte)

Anais Belo Horizonte: ABOR, 2011

Belo Horizonte 2011

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Aplicabilidade da proporção de tamanho dentário de Bolton em diferentes grupos étnicos
  • Autor: Thais Lima Rocha
  • Arnaldo Pinzan; Thais Maria Freire Fernandes; José Fernando Castanha Henriques; Congresso da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial - ABOR (8. 2011 Belo Horizonte)
  • Assuntos: DENTE (ANATOMIA); GRUPOS ÉTNICOS
  • É parte de: Anais Belo Horizonte: ABOR, 2011
  • Notas: Disponível em: <http://www.abormg.org.br/anaisabor2011/>. Acesso em: 07 fev. 2011
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O tratamento ortodôntico deve resultar em uma boa oclusão final, com sobremordida e sobressaliência adequadas. Muitos fatores influenciam a capacidade da realização deste objetivo, dentre eles a proporção adequada dos tamanhos dos dentes. No entanto, algumas discrepâncias entre os tamanhos dentários não são aparentes até a fase final de tratamento ortodôntico. Consequentemente, vários métodos para medir a proporção entre o tamanho dos dentes têm sido desenvolvidos visto que a relação adequada da dimensão da massa dentária entre a maxila e a mandíbula é importante numa oclusão normal. Bolton desenvolveu suas proporções total e anterior com base em 55 pacientes com oclusão excelente. A análise de Bolton demonstrou ser extremamente útil na prática clínica para orientar os ortodontistas em casos de extremas discrepâncias de tamanho dentário, embora tenha suas limitações. A composição da população e sexo da amostra Bolton não foi especificada, o que implica potencial viés de seleção. O objetivo deste estudo é determinar se existe dimorfismo entre gêneros nas proporções Bolton entre quatro grupos étnicos e compará-las com os valores padrão de Bolton. A amostra consistiu de 140 modelos de estudo em gesso de oclusão normal não tratados, provenientes de quatro grupos raciais: Melanodermas, Leucodermas, Feodermas e Xantodermas. Os valores das discrepâncias anterior e total de Bolton foram calculados para cada amostra. Foram utilizados os testes de Kolmogorov- Smirnov, teste t e ANOVA. Não ocorreu dimorfismo entre gêneros estatisticamente significativo nas discrepâncias anterior ou total dentro de qualquer grupo. Somente a relação anterior dos Xantodermas (75,09) foi estatisticamente inferior ao padrão Bolton (77,2, P <0,001). Concluiu-se que a discrepância de Bolton pode ser aplicada aos grupos étnicos investigados, exceto para a relação anterior em pacientes Xantodermas.
  • Editor: Belo Horizonte
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 1 p..
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.